domingo, 25 de novembro de 2012

A FESTA DE CRISTO REI


A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso.

O ano litúrgico termina com esta que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o omega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Esta festa tem um sentido escatológico na qual nós celebramos Cristo como Rei de todo o universo. Nós sabemos que o Reino de Cristo já começou a partir de sua vinda na terra a quase dois mil anos, porém Cristo não reinará definitivamente em todos os homens até que volte ao mundo com toda a sua glória no final dos tempos. Jesus nos antecipou sobre esse grande dia, em Mateus 25, 31-46.
Na festa de Rei de Cristo celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos isto a ele, e o Reino de Deus pode deste modo fazer-se presente em nossa vida. Desta forma estabelecemos o Reino de Cristo de agora em diante em nós mesmos e em nossas casas, emprego e vida.

Jesus nos fala das características do seu Reino por várias parábolas no capítulo 13 de Mateus:
 

"O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo".

"O qual é realmente a mais pequena de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos".

"O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado".

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo".

Nestas parábolas Jesus nos faz ver claramente que vale a pena procurar e viver o Reino de Deus, isto vale mais do que todos os tesouros da terra e que o crescimento dele será discreto, sem ninguém perceber, mas efetivo.

A Igreja tem a responsabilidade de orar e aumentar o reinado de Jesus Cristo entre os homens. O aumento do Reino de Deus deve ser o centro de nossa vida como membros da Igreja. Fazer com que Jesus Cristo reine no coração dos homens, no peito das casas, nas comunidades e nas cidades.

Com isto nós poderemos chegar a um mundo novo no qual reinará o amor, a paz e a justiça e a salvação eterna de todos os homens.

Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecer Cristo. A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são os meios para conhece-Lo e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações a seu amor. Trata-se de conhecer Cristo de uma maneira experimental e não só teleológica.

Oremos com profundidade escutando o Cristo que nos fala. Ao conhecer Cristo expressaremos o amor de maneira espontânea, por que Ele é bondade.

O amor a Cristo nos levará quase sem perceber a pensar como Cristo, querer como Cristo e sentir como Cristo, vivendo uma vida de verdadeira caridade e Cristandade autentica. Quando imitarmos Cristo conhecendo-o e amando-o, então podemos experimentar seu Reino.

O compromisso apostólico consiste em levar nosso amor para a ação de estender o Reino de Cristo a todas as almas por meio de trabalhos concretos de apostolado. Nós não podemos parar. Nosso amor aumentará.

Dedicar a nossa vida a expandir o Reino de Cristo na terra é o melhor que podemos fazer, pois Cristo nos recompensará com alegria e uma paz profunda e imperturbável em todas as circunstancias da vida.

Ao longo da história existem inumeráveis testemunhos de cristãos que deram a vida por Cristo como o Rei de suas vidas.


FONTE: http://www.coracaodemaria.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=256:festa-de-cristo-rei&catid=38:artigos&Itemid=58

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MISSA EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É REALIZADA EM ILHA SOLTEIRA

No ultimo dia 18/11 foi realizada na Paróquia “Cristo, Luz do Mundo” em Ilha Solteira uma missa em homenagem ao dia da Consciência Negra. A missa contou com as participações de varias pessoas negras juntamente com a comunidade local. Presidiu a celebração o Padre Geraldo!












sábado, 17 de novembro de 2012

MISSA DE POSSE DO NOVO BISPO DIOCESANO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

No ultimo dia 16/11 foi realizado na Sé Catedral de São José a missa de posse do novo Bispo diocesano de São José do Rio Preto Dom Tomé. A celebração contou com a presença de vários Padres e Diáconos da diocese e Bispos da região. Dom Demétrio, bispo da Diocese de Jales, também participou. A missa marcou um novo começo da Diocese. Parabéns Dom Tomé e que Deus te abençoe muito nesta nova caminhada!!!












sábado, 10 de novembro de 2012

ROMARIA DA JUVENTUDE SERÁ REALIZADA EM APARECIDA NO DIA 15/11


Milhares de jovens de todo o país participarão no dia 15 de novembro próximo, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo, da 4ª Romaria Nacional da Juventude, cujo tema será “Jovens: Artífices da Paz”.
Segundo os organizadores do evento, a edição deste ano terá um tom ainda mais especial. Isto porque a 4ª Romaria Nacional da Juventude é uma das atividades que antecedem a esperada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro no ano que vem.
Além da JMJ Rio-2013, a Romaria servirá também como preparação para a Hallel Internacional de Aparecida, evento de louvor e testemunho católico que acontecerá entre 19 e 21 de abril do ano que vem; e para a Semana Missionária – Pré Jornada, que acontecerá em Belo Horizonte, também no próximo ano.

Segundo o missionário rendetorista e um dos organizaodres do evento, Padre Valdivino Ferreira Guimarães, justamente por ter esta tamanha importância é que esta edição da Romaria foi preparada com muito empenho e dedicação.

Veja abaixo a programação prévia da 4ª Romaria Nacional da Juventude: 

7h30: Acolhida dos Jovens
8h15: Reza do Ofício Divino
9h: Caminhada
9h40: Chegada no Santuário
10h: Palestra com o Dr. Augusto Cury
11h15: Celebração Eucarística
12h30 Às 13h30: Intervalo
13h30: Início (Bandas)
15h: Show Com o Cantor Eugênio Jorge
16h30: Show com a Banda Anjos de Resgate

A programação oficial da 4ª Romaria Nacional da Juventude ainda será divulgada. 

Mais informações acesse o site: