domingo, 24 de fevereiro de 2013

AVISOS SEMANAIS (de 24/02 á 03/03/2013)

Quinta-feira (28/02) - confissão comunitária na Comunidade Santo Expedito ás 19h30min com a presença de três Padres da Diocese;

Sexta-feira (01/03) - oração do Apostolado da Oração ás 19h30min;

Sábado (02/03) - Missa na Comunidade Santo Expedito ás 20h00min. Convidamos todas as crianças e seus familiares que iram fazer Catequese e Crisma neste ano para apresentação e benção com a comunidade;

PAPA BENTO XVI REALIZA SEU ULTIMO ANGELUS DE SEU PONTIFICADO


O Papa Bento XVI rezou neste domingo, 24, o último Angelus de seu pontificado. Acompanhado por fiéis de várias partes do mundo na Praça São Pedro, o Santo Padre, que encerra o seu pontificado nesta quinta-feira, 28, agradeceu a todos pelas orações a ele dirigidas e o afeto que os fiéis têm manifestado.

Bento XVI comentou o Evangelho do dia (Lc 9,28b-36), que fala sobre a Transfiguração do Senhor. Ele lembrou que o evangelista Lucas dá especial atenção ao fato de que Jesus se transfigurou enquanto rezava. A partir disso, o Santo Padre disse que esta passagem traz um ensinamento muito importante: o primado da oração, sem a qual todo o empenho do apostolado e da caridade se reduz ao ativismo.


“Na Quaresma aprendemos a dar o tempo certo à oração, pessoal e comunitária, que dá fôlego à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é um isolar-se do mundo e das suas contradições, como no Tabor queria fazer Pedro, mas a oração reconduz ao caminho, à ação”.

O Santo Padre enfatizou ainda que sente esta Palavra de Deus particularmente dirigida a ele, neste momento de sua vida. Ele disse que o Senhor o chama para “subir o monte”, para dedicar-se mais à oração e à meditação, o que não significa abandonar a Igreja. “…se Deus me pede isto é para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual tenho buscado fazer até agora, mas de modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”, disse.

Por fim, o Pontífice invocou a intercessão da Virgem Maria, para que auxilie todos os fiéis a seguir sempre Jesus, “na oração e nas obras de caridade”.

Após a oração mariana, Bento XVI dirigu saudações aos peregrinos de diversos idiomas, entre eles os de língua portuguesa. “Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”.





sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

HOJE (22/02) CELEBRAMOS A FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO


É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.

Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".

Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade. 

Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre. 

De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.

Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação. 

Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão. 

São Pedro, rogai por nós!  


COMEÇAM AS OBRAS DA REFORMA DA IGREJA MATRIZ "CRISTO, LUZ DO MUNDO" DE ILHA SOLTEIRA 


Igreja deve ganhar novo teto, piso e bancos, além de climatização.

Já começaram as obras para a reforma da igreja matriz, localizada na Praça dos Paiaguás. É a primeira grande intervenção no local desde que ela foi inaugurada, na década de 70.

O projeto da reforma não foi divulgado pela Igreja Católica. Mas a matriz deve ganhar novo teto, piso e bancos, além de climatização. A arquitetura original será preservada, mas o altar e a entrada principal devem sofrer alterações.

Todo o dinheiro que está sendo investido na obra foi arrecado em campanhas realizadas pelos católicos nos últimos anos. A expectativa é que as obras sejam concluídas ainda este ano e que transformem a igreja em uma referência na região.

Durante a reforma, a igreja ficará fechada. Neste período, as celebrações acontecem no Salão Paroquial, localizado ao lado da Polícia Militar. Além de Missas nas demais comunidades ilhenses com horários novos. Na Comunidade Santo Expedito missa todos os sábados ás 20h00min.



PAPA BENTO XVI RENÚNCIA AO SEU PONTIFICADO


A surpresa foi total, e se espalhou logo por todo o mundo: no dia 11 de fevereiro deste ano de 2013, o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia, marcando dia e hora para entregar o cargo, às 20 horas do dia 28 deste mês de fevereiro.
Tudo bem pensado, decidido e agendado.
Uma decisão tomada no íntimo de sua consciência, mas anunciada a todos, de maneira súbita e inesperada.
Agora, rapidamente, a surpresa passa a fato consumado. A Igreja vive uma situação inédita, com inesperado potencial de consequências.
Em primeiro lugar, fica muito ressaltada a nobreza do gesto, que angariou um grande respeito pela figura de Bento XVI.
Com sua decisão, e da maneira como ele a anunciou, mostrou admirável desprendimento pessoal e grande senso de responsabilidade.
Além disto, pela natureza do fato, o Papa demonstrou pleno uso de suas faculdades, deixando a todos a certeza de que agiu com plena consciência e com perfeita liberdade, sem nenhuma pressão externa. Ele fez questão de deixar a certeza de sua perfeita capacidade de pensar e de decidir livremente.
O gesto, com certeza, tem um peso moral muito grande, pela demonstração de desprendimento do poder, de humildade, e de senso de serviço com que ele exerceu este cargo tão importante no contexto da Igreja.
Ele podia ter efetivado a renúncia de imediato, retirando-se subitamente. Mas não! Ele quis garantir um tempo adequado para as providências a serem tomadas em vista sobretudo do processo de escolha do novo Papa.
Por este gesto Bento XVI ficará na história. Será sua maior contribuição à Igreja.       
Marcando um dia para efetivar sua renúncia, Bento XVI sinaliza o ritmo para os encaminhamentos a serem dados. Com isto fica aberta a questão da influência que Bento XVI poderá exercer no processo de sua sucessão. Pois esta é uma situação completamente nova na história recente da Igreja. Nunca se fez um conclave contando com a figura de um “papa emérito”, para evocar a situação mais parecida que se vive hoje na Igreja, com a existência de tantos “bispos eméritos”.
A interrogação aumenta quando nos perguntamos como será empregado pelos cardeais este tempo prévio, de quase vinte dias, antes de serem desencadeados os preparativos do conclave. Pois o clima eleitoral já se instalou, com o grande interesse que ele suscita. De fato, vamos viver uma situação que não encontra similar na história da Igreja.  E isto poderá proporcionar condições bem diferentes para o novo Papa que for eleito.
Outra curiosidade, fácil de comprovar, será a atividade de Bento XVI nesta fase de transição que já começou. Simbolicamente é interessante que ela coincida com a quaresma. Com a perspectiva de sua próxima renúncia, poderia parecer que seus gestos e palavras agora não tivessem mais tanto significado, vindos de um papa com seus dias contados. Mas ao contrário, pela importância do seu gesto, e pela maneira como foi feito, Bento XVI se revestiu de grande autoridade moral, em vista sobretudo de ter criado um fato novo na Igreja, cujas consequências poderão também surpreender. Tudo isto reforça sua importância, como protagonista de uma situação inédita, e como exemplo de abnegação pessoal e de serviço à Igreja.
O gesto de sua renúncia se constitui na culminância do seu pontificado. Vale a pena acompanhar agora seus desdobramentos.  


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"CONVERTEI AO EVANGELHO NA PALAVRA ACREDITAR, CARIDADE PENITÊNCIA , QUEM AS CINZAS ABRAÇAR, NÃO ESQUEÇAS SOMOS PÓ E AO PÓ VAMOS VOLTAR"♫




A QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência" … 

Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.


Tradição

Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.

Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.

Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. 

Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma a partir da segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.



TEMPO QUARESMAL: QUARENTA DIAS DE FORTE PENITÊNCIA, ORAÇÃO E JEJUM...


A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.



domingo, 10 de fevereiro de 2013

MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO






AVISOS SEMANAIS (de 10/02 á 17/02/2013)

Segunda-feira (11/02) - reunião com todas as lideranças de pastorais litúrgicas para juntos prepararmos a liturgia da missa de Quarta-feira de Cinzas;

Quarta-feira (13/02) - Missa de Quarta-feira de Cinzas na Comunidade Santo Expedito ás 20h30min. Neste dia daremos o inicio a Campanha da Fraternidade 2013;


"Avança mais para o fundo" 



Domingo, 10 de Fevereiro de 2013
5º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.

Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.

Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.

Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.
Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.

Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

AVISOS SEMANAIS (de 03/02 á 10/02/2013)

Segunda-feira (04/02) - reunião com todos os grupos de liturgia na igreja ás 20h00min;

Quarta, Quinta e Sexta-feira (06,07 e 08/02) - reunião com todos os professores de Catequese os antigos e novos no Centro de Formação da Igreja Matriz ás 20h00min. Levar Biblia, livro de cântico e caderno para anotações;

- Nos dias 08 á 10 de Fevereito haverá o 4º Acampamento de Carnaval com Cristo. Será na Cidade de Santa Fé do Sul - Sp.

Local: Fazenda Bela Vista - Santa Fé do Sul;
Incrições: R$10,00 (dez reais)

Obs: é necessário levar um colchonete ou mesmo uma barraca para pouso na sede da fazenda ou na escola. A alimentação será feita por meio da marmita que custeará R$8,00. Haverá outras opções de alimentação como cachorro-quente, salgados, etc...

Falar com o Sérgio ou Thaís do Grupo de Jovens da Comunidade Santo Expedito;


NOVO PADRE TOMA POSSE NA COMUNIDADE CATÓLICA ILHENSE

No ultimo dia 27/01 ocorreu na Paróquia Cristo, Luz do Mundo a posse do novo padre da comunidade Católica de Ilha Solteira, o padre Joilson Domingos André, recém-ordenado presbítero. Foi enviado por Dom Demétrio á nossa cidade pela falta de padres no município, havendo somente um padre liderando mais de 5 comunidades na cidade. Conheça um pouca da vida do nosso novo padre:



O Pe. Joilson estudou 3 anos de Filosofia e 4 anos de Teologia no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto.

Fez sua experiência pastoral nas seguintes cidades: Santa Fé do Sul, Pereira Barreto, Ouroeste e Fernandópolis mais precisamente no Núcleo II onde estão as comunidades: Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, São Francisco de Assis, Santa Teresinha, Santo Expedito, Santos Reis e Senhor Bom Jesus.

Atualmente trabalhava na Paróquia São Francisco Xavier em Pereira Barreto tendo a responsabilidade de cuidar das comunidades Nossa Senhora Aparecida na Vila Nova, Senhor Bom Jesus da Lapa na Lapinha e Santo Antônio em Suzanápolis. Logo após foi transferido para a cidade de Ilha Solteira atuando nas comunidades locais

Data de Nascimento: 14/02/1983
Ordenação: 29/04/2012
Pai: Ercílio André (in memoriam)
Mãe: Olívia Domingos André
E-mail: jdomingosjda@hotmail.com