domingo, 30 de junho de 2013

SEMANA MISSIONÁRIA DA DIOCESE DE JALES - SP


Neste ano em que a Jornada Mundial da Juventude será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o coordenação da JMJ Rio 2013 sugeriu que se faça uma semana missionária preparatória em todas as Dioceses do Brasil.

Na Diocese de Jales, já é tradição realizar semanas missionárias no mês de julho, a cada ano escolhendo uma cidade ou paróquia para realizar a missão. Mas, neste ano, a Diocese optou por fazer semanas missionárias setoriais, de maneira que cada um dos setores em que a Diocese é dividida escolheu um ou mais cidades para realizar a missão, ficando assim estabelecido:

No setor Jales, a cidade escolhida foi Santa Albertina; no setor Fernandópolis, foram escolhidas três pequenas cidades: Meridiano, Pedranópolis e Santa Isabel do Marinheiro. No setor Palmeira, a missão será em Aparecida d´Oeste; no setor Santa Fé, em Santa Clara d´Oeste; no setor Pereira/Ilha, em Pereira Barreto; no setor Ouroeste, em Mesópolis e no setor Auriflama/Salgado; será em General Salgado.

As semanas missionárias acontecerão entre os dias 17 a 21 de julho, com visitas às famílias, comércio, órgãos públicos e instituições. Também haverá momentos celebrativos e palestras, envolvendo padres, irmãs, seminaristas, lideranças das comunidades e todas as pessoas que quiserem participar, bastando para isso se inscreverem e participarem dos momentos de formação missionária que serão oferecidos pelas paróquias e comunidades.

O bispo diocesano D. Demétrio estará presente um dia da semana em cada setor, em programação que ainda será definida pela Equipe de coordenação da Missão.

SEMANA MISSIONÁRIA NO SETOR ILHA SOLTEIRA - PEREIRA BARRETO

A coordenação paroquial de Ilha Solteira informa que a Semana Missionária deste ano na Diocese de Jales será feita na cidade do setor de Pereira Barreto. Algumas cidades como Ilha Solteira, Itapura e Sud Mennuci ajudarão com a participação destas Missões na cidade. Pedimos a colaboração das pessoas para estarem ajudando nestes 4 dias de missão em Pereira Barreto. 

Os interessados devem preencher um cadastro onde estarão colocando o dia e horário que poderam ir. 

Em Ilha Solteira os cadastros estão sendo feitos na Secretária Paroquial da paróquia "Cristo, Luz do Mundo" em horário comercial e na Comunidade Santo Expedito sempre nos finais das Missas. Pedimos especialmente a participação dos jovens para que eles possam se preparar para a JMJ Rio 2013!!!


O ÓBOLO DE SÃO PEDRO


“Solidariedade sem confins e ministério petrino.” Essas são as palavras-chave para compreender a validez e a mensagem do Óbolo de São Pedro, a coleta que se realiza no mundo inteiro, na maioria das vezes no 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

É o que ressalta o diretor do Setor Óbolo de São Pedro, Mons. Tulio Poli, na vigília desta iniciativa anual, conhecida como Dia da caridade do Papa.

“Solidariedade sem confins – explica Mons. Poli – porque esta iniciativa tem a dimensão universal da Igreja: as ofertas para o Óbolo de São Pedro alcançam toda a terra. Ministério petrino porque se trata de apoiar o Papa em sua atividade em favor das situações mais variadas de pobreza e necessidades morais e materiais na Igreja e no mundo.”

O Óbolo de São Pedro, diferentemente de “outras formas de solidariedade”, observa Mons. Poli, “tem este particular: estar à inteira disposição do Santo Padre, que a ele recorre para o exercício de seu alto ministério apostólico e caritativo no mundo inteiro”.

Mons. Poli cita alguns exemplos entre as muitas iniciativas de auxílio realizadas em 2012 com o Óbolo:

“Em Angola auxiliou o retorno dos refugiados angolanos provenientes da Zâmbia e da República Democrática do Congo; em Bangladesh ajudou a milhares de famílias de várias dioceses que perderam todos os seus bens com as inundações; na República Democrática do Congo deu uma importante contribuição para a construção de uma escola destinada à educação de jovens pertencentes às classes sociais menos favorecidas na Diocese de Lwiza”.

E ainda: “Na Etiópia e no Quênia foram disponibilizados fundos em várias circunscrições eclesiásticas em favor da população diante da emergência humanitária no Chifre da África”. “No Iraque uma igreja pôde adquirir um gerador elétrico.”

O que impressiona, ressalta o diretor, “é a concretude de tais ajudas, que são feitas segundo pedidos precisos por parte de instâncias in loco e que são adequadamente monitoras nas fases de realização e conclusão”.

Daí, o apelo em prol da coleta 2013: “Faço votos de que nasça do amor pela Igreja e que seja precedida e acompanhada pela oração em favor do Papa e por sua obra, como, efetivamente, ele mesmo pede às pessoas que encontra”.




SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

 "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
 

tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela
Mateus 16:1
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela
Mateus 16:18
tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela
Mateus 16:18

A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis.

E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.


Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com são Pedro, crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e são Paulo, decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.


A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.


Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitológicos fundadores pagãos de Roma. São Pedro e são Paulo não fundaram a cidade, mas são considerados os "Pais de Roma". Embora não tenham sido os primeiros a pregar na capital do império, com seu sangue "fundaram" a Roma cristã. Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre.


São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.


São Paulo, que foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de Damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos Gentios".


São Pedro e são Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre. 

SÃO PEDRO E SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!!!


quarta-feira, 26 de junho de 2013

MAIS UMA PROVA DA SIMPLICIDADE E HUMILDADE DO PAPA FRANCISCO...


Na foto há 7 diferenças:


1. Mudou o trono dourado por uma cadeira de madeira ... algo mais apropriado para o discípulo de um carpinteiro.

2.. Ele não aceitou a estola vermelha bordada a ouro, ou a capa vermelha ...

3. Usa mesmos sapatos pretos velhos, não pediu o vermelho clássico.

4. Usa a mesma cruz de metal, nenhuma de rubis e diamantes.

5. Seu anel papal é de prata, não de ouro.

6. Usa sob a batina as mesmas calças pretas, para lembrar-se de que é apenas um sacerdote. 

Você já descobriu a sétima diferença?

Retirou o tapete vermelho ... parece que não se interessa tanto pela fama e aplausos ...


COMUNIDADE SÃO JUDAS TADEU DE ILHA SOLTEIRA PARTICIPA DA MISSA DO SANTUÁRIO DA VIDA EM RIO PRETO


No dia 25/06 (segunda-feira) dia da Solenidade do Nascimento de São João Batista, a Comunidade São Judas Tadeu de Ilha Solteira juntamente com o Padre Joilson participaram da Missa da PASCOM (Pastoral da Comunicação) no Santuário da Vida em São José do Rio Preto. A Missa pode ser assistida por todo o Brasil pelo canal Rede Vida. Nesta Missa tivemos também o aniversário de casamento de 50 anos do senhor Francisco e da dona Mirian. A Comunidade se emocionou com a viagem. Vejam as fotos: 















terça-feira, 25 de junho de 2013

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA (24/06)


Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.
 
São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.
Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”.

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). Como nos ensinam as Sagradas Escirturas: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa.

São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).
São João Batista, rogai por nós!


quinta-feira, 13 de junho de 2013

SANTO ANTÔNIO, ROGAI POR NÓS!!!


Santo Antônio de Pádua é tão conhecido por seu nome de ordenação que chamá-lo pelo nome que recebeu no batismo parece estranho: Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Além disso, ele era português: nasceu em 1195, em Lisboa. De família muito rica e da nobreza, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Fez seus estudos filosóficos e teológicos em Coimbra e foi lá também que se ordenou sacerdote. Nesse tempo, ainda estava vivo Francisco de Assis, e os primeiros frades dirigidos por ele chegavam a Portugal, instalando ali um mosteiro.

Os franciscanos eram conhecidos por percorrer caminhos e estradas, de povoado em povoado, de cidade em cidade, vestidos com seus hábitos simples e vivendo em total pobreza. Esse trabalho já produzia mártires. No Marrocos, por exemplo, vários deles perderam a vida por causa da fé e seus corpos foram levados para Portugal, fato que impressionou muito o jovem Fernando. Empolgado com o estilo de vida e de trabalho dos franciscanos, que, diversamente dos outros frades, não viviam como eremitas, mas saiam pelo mundo pregando e evangelizando, resolveu também ir pregar no Marrocos. Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Antônio.

Entretanto seu destino não parecia ser o Marrocos. Mal chegou ao país, contraiu uma doença que o obrigou a voltar para Portugal. Aconteceu, porém, que o navio em que viajava foi envolvido por um tremendo vendaval, que empurrou a nave em direção à Itália. Antônio desembarcou na ilha da Sicília e de lá rumou para Assis, a fim de encontrar-se com seu inspirador e fundador da Ordem, Francisco. Com pouco tempo de convivência, transmitiu tanta segurança a ele que foi designado para lecionar teologia aos frades de Bolonha.

Com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas não ficou nele por muito tempo. Seu desejo era pregar, e rumou pelos caminhos da Itália setentrional, praticando a caridade, catequizando o povo simples, dando assistência espiritual aos enfermos e excluídos e até mesmo organizando socialmente essas comunidades. Pregava contra as novas formas de corrupção nascidas do luxo e da avareza dos ricos e poderosos das cidades, onde se disseminaram filosofias heréticas. Ele viajou por muitas regiões da Itália e, por três anos, andou pelo Sul da França, principal foco dessas heresias.

Continuou vivendo para a pregação da palavra de Cristo até morrer, em 13 de junho de 1231, nas cercanias de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali, foi sepultado numa magnífica basílica romana. Sua popularidade era tamanha que imediatamente seu sepulcro tornou-se meta de peregrinações que duram até nossos dias. São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX.

Na Itália e no Brasil, por exemplo, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Há também uma forma de caridade denominada "Pão de Santo Antonio", que copia as atitudes do santo em favor dos pobres e famintos. No Brasil, ele é comemorado numa das festas mais alegres e populares, estando entre as três maiores das chamadas festas juninas. No ano de 1946, foi proclamado doutor da Igreja pelo papa Pio XII.    

BENÇÃO DOS PÃES

Deus e Pai, abençoai (+) estes pães, pela intercessão de Santo Antônio que distribuiu para o povo o pão material e o pão espiritual.
Que estes pão nos lembre o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para  a multidão faminta. Que nos lembre também nosso compromisso com nossos irmãos necessitados do alimento corporal e espiritual.


CONHEÇA O ROTEIRO DO PAPA FRANCISCO EM APARECIDA!


A indefinição sobre a missa que o papa Francisco celebrará no dia 24 de julho, durante sua passagem por Aparecida do Norte, ainda persiste. A agenda oficial divulgada pelo Vaticano não detalha se a celebração ocorreria em uma cerimônia campal ou reservada. Apesar da dúvida sobre o tipo de evento programado para o reencontro dos fiéis da cidade com o pontífice, o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno, revelou ao site de VEJA uma série de detalhes sobre a passagem do papa. Entre eles, o roteiro do papamóvel, os participantes do almoço e a organização do seminário para o evento.

Dom Raymundo tranquiliza os fiéis: caso o Vaticano opte por uma cerimônia mais reservada, a ideia é que a celebração ocorra no altar central da Basílica do Santuário de Aparecida, que comporta de 25.000 a 30.000 pessoas – o que afasta de vez a chance de o papa rezar uma missa em uma das capelas anexas do Santuário, apenas para religiosos. O arcebispo anunciou também que pretende colocar telões no lado de fora do santuário para que todos possam acompanhar as orações papais.

Caso a cerimônia ocorra do lado externo, ela se dará na Tribuna Bento XVI, diante de um espaço que Damasceno acredita ser capaz de receber 400.000 mil fiéis. “Venho argumentando a favor da missa campal por entender que isto facilitaria a participação do público, mas claro que vamos celebrar a missa da maneira que ele desejar”, afirma.

O pouso do helicóptero que trará o papa, e sairá do Rio de Janeiro às 8h15, está previsto para as 9h25 e, logo em seguida, Francisco entrará no papamóvel e circundará o Santuário lentamente, saudando os fiéis. Há a possibilidade de ser usada uma versão aberta do veículo. “Não sei se ele virá no papamóvel fechado e blindado ou no aberto, que ele já usou na Praça São Pedro, no Vaticano, recentemente, tendo inclusive abraçado uma fiel que carregava um bebê no colo”, comenta o arcebispo. Após a saudar os peregrinos, o pontífice fará um breve intervalo para se preparar e iniciará a celebração da missa, que deve se encerrar por volta das 11h40. A partir desse momento, Francisco voltará ao papamóvel, tomando o rumo do Seminário de Bom Jesus. O percurso passa pela avenida Getúlio Vargas, a rua Anchieta, a praça Dr. Benedito Meireles e a rua Barão do Rio, cortando um trecho de ruas estreitas do centro de Aparecida, o que faz dom Damasceno refletir e dizer que não vai se surpreender se houver alguma quebra de protocolo do papa a qualquer momento no papamóvel. “Sei que é possível”, observa. O trajeto de ida é o mesmo que o de volta, sempre por ruas fechadas aos demais veículos, desconsiderando as contramãos do percurso.

No Seminário de Bom Jesus o Pontífice almoçará com sua comitiva de quarenta integrantes e os residentes da casa - dom Damasceno, os bispos da província e os doze seminaristas que ali estudam. “Não haverá convidados, nem autoridades. Será um almoço reservado.” O cardápio ainda é um mistério e o chef já nem tanto. O arcebispo revela que contratou recentemente um novo chef de cozinha que ainda estuda o que será preparado para a refeição papal. “Não digo o nome dele porque ainda nem lhe comuniquei a responsabilidade que vai ter. Só vocês estão sabendo e tenho medo que ele fique assustado”, comenta, divertindo-se.

No seminário, após a refeição, o papa terá a sua disposição a área pontifícia, um conjunto de quarto, capela particular e refeitório, exclusivos do papa, que foi usado e inaugurado por seu antecessor, Bento XVI, em sua passagem por Aparecida em 2007. Os ambientes combinam conforto e bom gosto com certa austeridade, por não conterem artigos supérfluos. “Creio que ele vai querer orar e precisar de um descanso antes da viagem de volta”, explica Dom Damasceno.

No retorno ao helicóptero, de papamóvel, Francisco decola às 16h10, com chegada prevista para as 17h25 no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, de onde segue para uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, no bairro da Tijuca, retomando sua programação extensa pela Jornada Mundial da Juventude, com seu fôlego de jovem.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/conheca-o-roteiro-do-papa-francisco-em-aparecida-do-norte



domingo, 9 de junho de 2013

COMUNIDADE REALIZA MISSA DA SOLENIDADE DO
 
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No dia 07/06 a Paróquia “Cristo, Luz do Mundo” realizou a Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Participaram da celebração várias comunidades da cidade e todos os membros do Apostolado da Oração. Também podemos prestigiar as entregas das fitas dos novos membros do Apostolado.

Presidiu a celebração o Padre Joilson Domingos André, onde em sua homilia ressaltou a grande importância de nós sermos mais fiéis, a Deus para que o nosso Coração se iguale ao Coração de Jesus. Também lembrou a importância do Apostolado da Oração no Mundo: “[...] enquanto uns trabalham na construção física da Igreja, outros trabalham na oração que é o trabalho deste Apostolado [...]”.

No final tivemos uma pequena procissão dentro da Igreja com a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Sagrado Coração de Jesus, vem a nós o vosso Reino!