domingo, 24 de novembro de 2013

COMUNIDADE CATÓLICA DE ILHA SOLTEIRA CELEBRA MISSA DO CRISMA


Hoje a Comunidade Católica de Ilha Solteira se alegrou junto com mais de 80 crismandos, onde pela imposição das mãos do Bispo diocesano de Jales Dom Demétrio receberam o Sacramento do Crisma. Parabéns queridos jovens e que vocês continuem a trilhar nos caminhos de Jesus!!!
 



























 

FESTA DE CRISTO, REI DO UNIVERSO


A Igreja encerra o Ano Litúrgico da Igreja com a festa de Cristo Rei, coroando toda essa jornada.
 
Cristo Rei foi uma das últimas celebrações instituída pelo Papa Pio XI, na época em que o mundo passava pelo pós-guerra de 1917, marcado pelo fascismo na Itália, pelo nazismo na Alemanha, pelo comunismo na Rússia, pelo marxismo-ateu, pela crise econômica, pelos governos ditatoriais que solapavam toda a Europa, pela perseguição religiosa, pelo liberalismo e outros que levavam o mundo e o povo a afastar-se de Deus, da religião e da fé, culminando com a 2ª Guerra Mundial.

O Papa Pio XI instituiu essa festa para que todas as coisas culminassem na plenitude em Cristo Senhor, simbolizado no que diz o Apocalipse: ”Eu sou o Alfa e o Ômega, Principio e Fim de todas as coisas.” (Ap1, 8) Ressalta a restauração e a reparação universal realizada em Cristo Jesus, Senhor da vida e da história. Nessa festa, celebra-se também nossa participação no Reino de Deus, sob a condição de aderirmos à verdade trazida por Jesus, pela qual somos caminheiros que se dirigem à Casa do Pai, para participarmos da mesa do Reino e de assumirmos o compromisso do Evangelho.

A celebração, fechando o Ano Litúrgico, traz para nós cristãos a reflexão em torno da vida de Jesus que significa para nós a salvação, onde impera no mundo o pecado.

Pilatos pergunta a Jesus se ele é rei, e Ele responde que seu reino não é deste mundo de injustiça, ódio, morte e dor.Ele é rei do reino de seu Pai que, como pastor, guia a sua Igreja neste mundo para o reino celeste. Por isso, fazer parte desse Reino é fazer comunhão com Ele, transformar o mundo em que vivemos.

Jesus Cristo é rei e pastor que nos leva ao Reino de Deus, que nos tira das trevas do erro e do pecado, que nos guia para a plena comunhão com o Pai pelo amor. Jesus nos aponta como “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6) para que possamos imitá-lo mesmo diante de nossas fraquezas e medos, morrer com Ele para participarmos de sua vitória.

Olhando o nosso mundo, vemos o sofrimento de tantos irmãos que trazem consigo a cruz de Cristo, como sinal de vitória e de redenção do mundo. Mesmo diante das nossas aflições, dores, angustias e injustiças, não podemos ser derrotados, mesmo quando estivermos sozinhos, quando nos sentimos abandonados como os discípulos abandonaram Jesus. Portanto a amargura não poderá tomar conta de nosso coração. Não podemos querer entender a Deus em seu mistério, nem duvidar de seu amor para com todos, mas acolher tudo por amor a Deus, como festa de um grande banquete do qual um dia participaremos na eternidade.

Bem-aventurados aqueles que sofrem, são perseguidos e padecem todo tipo de injustiças, pois como servo bom e fiel, um dia acolhido por Jesus na mesa do Reino, será bendito. E Ele passando servirá aqueles que souberam viver a justiça, a caridade e fazer o bem na vida dos irmãos.

É a grande promessa de Jesus para nós, filhos benditos do Pai: sua realeza não é deste mundo, por isso devemos anunciar a verdade libertando os homens do pecado, dando-lhes uma verdadeira conversão do coração.

Jesus é a testemunha fiel da verdade, isto é , seu desígnio de salvação do mundo. Veio revelar com a própria vida o grande sacrifício da cruz, da sua paixão e morte por amor, nessa mesma cruz pela qual Ele atrairá todos ao seu coração. Tudo por amor, fonte primeira de união com Deus, Ele desfaz as injustiças em liberdade, tornando grande sacerdócio do povo santo de Deus em que cada um se santifica no mundo.

Ser cristão é construir o Reino de Cristo no mundo através do serviço gratuito e fraterno, humilde, deixando-se fazer a vontade do Pai. Você está disposto a fazer acontecer o Reino? De que maneira?

Junto com a solenidade de Cristo Rei, celebra-se o Dia do Leigo e da Leiga, que possuem uma vocação especial, muitas vezes esquecida. Ser leigo e leiga no mundo de hoje é um desafio. Os cristãos leigos ocupam diversos serviços na vida da Igreja e assumem uma vocação particular de constituir família e ser testemunho no meio dos outros, como pedras vivas da Igreja, trabalhadores do Reino Cristo-Rei.


PAPA FRANCISCO EM UMA MISSA HOJE PELA MANHÃ, ENCERRA O ANO DA FÉ 
2012 - 2013

Hoje pela manhã o Santo Padre o Papa Francisco celebrou a Missa da Festa de Cristo, Rei do Universo onde também encerrou o Ano da Fé. A Celebração Eucarística contou com a presença de várias lideranças mundiais, Diáconos, Padres, Bispos e Cardeais. Um evento inusitado foi no momento em que um relicário com partes de ossos de São Pedro foi exposto ao público, sendo incensado pela Santidade. 

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”.

VEJA AS FOTOS DA MISSA 

Direitos autorais: Direto da Sacristia (via Facebook)














 

RELÍQUIAS DE SÃO PEDRO SÃO EXPOSTAS AO PÚBLICO PELA 1º VEZ...


Pela primeira vez, as relíquias do apóstolo São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, foram expostas neste domingo a uma multidão reunida na Praça São Pedro, na presença do Papa, durante a missa de encerramento do "Ano da Fé".

Numa manhã fria e úmida, diante de dezenas de milhares de seguidores em todo o mundo, o papa Francisco se curvou antes do início da cerimônia diante do relicário de bronze de 30 cm de comprimento, em que se encontram fragmentos de ossos do apóstolo em um pedaço de tecido.

Sobre o relicário está gravado em latim "Ex ossibus quae in Arcibasilicae Vaticanae hypogeo inventa Beati Petri Apostoli esse puntantur" ("Ossos encontrados na Basílica do Vaticano, que são considerados como os do bendito apóstolo Pedro").

O "Ano da Fé" foi lançado em outubro de 2012 pelo papa Bento 16, quatro meses antes de sua renúncia, e deu origem a várias celebrações na praça São Pedro. Desde então, cerca de 8,5 milhões de pessoas visitaram Roma, segundo o Vaticano.

Após a missa, muitas pessoas passaram a rezar nas Grutas do Vaticano, sob a basílica, diante do túmulo do primeiro apóstolo.

Os ossos foram encontrados durante as escavações em 1940, sob o pontificado de Pio 12, em uma necrópole localizada debaixo da basílica ao lado de um monumento construído no século 4 para homenagear aquele que é considerado o primeiro bispo de Roma.

Ossos, envoltos por um pano roxo bordado com fios de ouro, foram descobertos no local.

Nenhum papa testemunhou que os ossos eram autênticos. Mas testes científicos indicaram uma grande "probabilidade" de que eles são, de fato, os ossos do velho pescador da Galileia, segundo o papa Paulo 6º em 1968.

Os ossos foram devolvidos a Paulo 6º em 1971 e foram mantidos desde então na capela do apartamento papal.

Pedro foi crucificado de cabeça para baixo entre os anos 64-70 no circo de Calígula, onde hoje se encontram os Jardins do Vaticano.

FONTE: Facebook - Papa Francisco

sábado, 23 de novembro de 2013

MISSA DE INSTITUIÇÃO E RENOVAÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA EUCARISTIA...

A Comunidade Santo Expedito convida a todos a participarem da Missa da Festa de Cristo Rei onde 10 Ministros leigos receberam a sua instituição e 5 farão a renovação dos ministérios. A Santa Missa será presidida pelo Padre Geraldo. PARTICIPEM CONOSCO DESTE GRANDE MOMENTO!!!


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE DA DIOCESE DE JALES


No sábado, dia 09 de novembro,  a Diocese de Jales celebra a Dia Nacional da Juventude, no Ginásio de Esportes do Jales Clube.
O evento começa às 16 hs, com shows regionais, seguido de Missa, celebrada por D. Demétrio Valentini e padres da Diocese, às 19:30 hs,  e encerrando com o show de Celina Borges.
Celina Borges é cantora e compositora de música católica brasileira. Filha de musicista, iniciou na música com apenas 13 anos de idade, acompanhando sua mãe, que era professora de piano. Aos vinte anos de idade, com a Renovação Carismática Católica, iniciou sua carreira com animação de grupos de oração e condução de ministério de música.
O valor do ingresso é R$ 10,00 e pode ser adquirido nos escritórios paroquias e com os membros dos Grupos de jovens da Diocese.
Pela manhã, a partir das 8 hs, a Renovação Carismática Católica da Diocese realiza o Cenáculo Diocesano, com palestras, pregações, missa e animação da Banda Nova Face, de Osasco.
ENCONTRO SETORIAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA DIOCESE DE JALES NA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

No ultimo dia 03/11, a Comunidade Santo Expedito, juntamente com os movimentos das cidades de Pereira Barreto, Sud Mennucci e Ilha Solteira. Durante toda a tarde, houve a pregação para os membros do Apostolado com o Tema "A Oração", com o pregador o Padre Sebastião, coordenador diocesano do Movimento do AO. Além do padre Sebastião, outros párocos marcaram presença, como o Padre Maximiano, Padre Geraldo e Padre Joilson. O encontro terminou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Sebastião e concelebrada pelo Pe. Geraldo. Parabéns as equipes do AO de Ilha Solteira que se reuniram para que este encontro fosse feito. Que o Sagrado Coração de Jesus seja nossa força e salvação, agora e sempre, AMÉM!!!