domingo, 25 de maio de 2014

INICIATIVA POPULAR DE LEI...

 

domdemetrio22Está em pleno andamento uma campanha para recolher assinaturas, em vista de apresentar no Congresso Nacional um projeto de Reforma Política. Trata-se da assim chamada “iniciativa popular de lei”, que está prevista na Constituição.
 
Por meio deste expediente, os cidadãos podem se organizar, visando formular uma lei, e levar este projeto de lei ao Congresso Nacional, que teria então a obrigação de colocar em votação, no âmbito do Congresso Nacional, para que, então, o projeto de lei seja bem examinado, com muita atenção por parte dos Senadores e Deputados, tendo bem presente que o projeto já expressa, muito fortemente, a vontade popular a respeito de um assunto importante, como é desta vez a Reforma Política.

Já faz muitos anos que todos esperam que o Congresso faça uma verdadeira Reforma Política, que vise sobretudo diminuir a influência do poder econômico no resultado das eleições, e dê mais possibilidades da cidadania participar das grandes decisões políticas, que são hoje necessárias no país.

Acontece que o Congresso Nacional vem se demonstrando incapaz de realizar esta reforma política, sobretudo porque ela contraria os interesses dos atuais membros do Congresso Nacional, e dos grandes financiadores das campanhas políticas.

Daí o recurso extremo, de se recorrer à iniciativa popular de lei, para forçar o Congresso a votar este projeto de Reforma Política.

Como existem muitos pedidos de assinaturas já em andamento, é importante sabermos identificar qual é a que merece o nosso apoio.

Desta vez, a CNBB empenhou o seu nome neste projeto de Reforma Política.

Por isto, de maneira prática, podemos logo discernir: se é projeto apoiado pelo CNBB, merece nossa confiança e nosso apoio. Podemos assinar, indicando com clareza nosso nome, e nosso título de eleitor.

Como cristãos, sempre que possível, somos também chamados a sermos cidadãos conscientes e solidários com as grandes causas da cidadania.

FONTE: Diocese de Jales - SP
PAPA FRANCISCO PEDE ORAÇÕES POR SUA VIAGEM A TERRA SANTA...



Uma viagem “estritamente” religiosa: assim Francisco definiu a peregrinação que realizará de 24 a 26 de maio à Terra Santa.

Ao final da Audiência Geral esta quarta-feira, na Praça S. Pedro, o Papa pediu orações aos fiéis, explicando as duas motivações desta viagem:

“Sábado próximo, iniciarei a viagem à Terra Santa, a terra de Jesus. Será uma viagem estritamente religiosa. Primeiro, para encontrar o meu irmão Bartolomeu I por ocasião dos 50 anos do encontro de Paulo VI com Atenágoras I. Pedro e André se encontrarão novamente e isso é muito belo. O segundo motivo é rezar pela paz naquela terra que sofre tanto. Peço a vocês que rezem por esta viagem.”

A primeira etapa da viagem, que tem início no sábado, será a capital da Jordânia, Amã, onde está prevista a Santa Missa no estádio da cidade e o encontro com refugiados e deficientes às margens do rio Jordão.

A segunda etapa, no domingo, será em Belém e Jerusalém. Em território palestino, o programa será intenso. Francisco celebrará a Santa Missa na Praça da Manjedoura, almoçará com famílias palestinas no convento franciscano, visitará a gruta da natividade e saudará crianças num campo de refugiados.
 
O ápice da visita será em Jerusalém, pois como o próprio Pontífice explicou, se realizará o encontro entre “Pedro e André” no Santo Sepulcro.

Na segunda-feira, o Papa visitará a Esplanada das Mesquitas, o Muro das Lamentações e a visita ao memorial de Yad Vashem.

Haverá ainda audiências com as autoridades dos três Estados, encontros com o clero local e visitas privadas. No total, o Papa proferirá 13 discursos, mais a alocução do Regina Coeli.

A Rádio Vaticano acompanhará a peregrinação do Pontífice com enviados em várias línguas, mas nenhum de língua portuguesa. Entretanto, o Programa Brasileiro transmitirá ao vivo os principais eventos.

 

Cronograma da visita

 
No sábado, dia 24 de maio, às 7h35 (horário de Brasília), o Santo Padre será calorosamente cumprimentado pelas autoridades civis e eclesiásticas durante uma Cerimônia de Boas Vindas a ser realizada no Palácio Real de Amã, na Jordânia.

Às 9h45, o Papa dirige-se ao International Stadium de Amã, também na Jordânia, para celebrar sua primeira Missa na Terra Santa.

Um pouco mais tarde, às 12h50 aproximadamente, ele realizará uma oração silenciosa na Betânia do Além-Jordão, local onde João Batista batizou Jesus, durante um encontro com refugiados e jovens portadores de necessidades especiais.

No dia seguinte, às 4h45, o Pontífice preside uma Celebração Eucarística na Praça da Manjedoura de Belém, no Estado da Palestina. E às 12h50, participa de um encontro com os fiéis no Santo Sepulcro de Jerusalém.

Em seu último dia de estada na Terra Santa, a programação será um pouco mais extensa: entre os horários da 3h40 às 6h45, o Papa realizará visitas ao Yad Vashem, memorial oficial de Israel em homenagem as vítimas judaicas do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial; aos dois Grão-rabinos de Israel; e ao Presidente do Estado de Israel, Shimon Peres.

Fonte: Rádio Vaticano

quinta-feira, 22 de maio de 2014

SANTA RITA DE CÁSSIA, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS...


Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.
 
Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.

Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. E passou por um grande sofrimento ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus.

Sem o marido e filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, ela não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada.

Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por 4 anos. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!


ORAÇÃO A SANTA RITA DE CÁSSIA

Oh! Santa Rita, filha obediente, esposa amável de um homem difícil, mãe paciente de filhos indomáveis, irmã bondosa e compreensiva das religiosas do convento, mulher sofredora e fiel a Jesus, modelo de vida para todas as famílias, dignai-vos mostrar aqui vosso auxílio poderoso. Vós conheceis a humanidade e seu sofrimento. Vós sabeis também das minhas necessidades e do pedido que venho depositar a vossos pés, confiando na vossa poderosa intercessão junto a Deus. Concedei-me a graça mais importante: A de viver sempre na amizade de Deus e com os irmãos, ouvindo a Palavra do Evangelho, participando dos Sacramentos, crescendo na Fé e na vida de Comunidade. Inúmeras pessoas ajudastes, em casos desesperados e quase impossíveis, tornando-se assim um refúgio seguro para todos os que rezam com fé. Não esqueçais meu fervoroso pedido, vós que, como ninguém, tivestes o privilégio de se identificar com Cristo no mistério da cruz. Ajudai-me a carregar a minha cruz e a seguir com coragem o meu caminho.
Oh! poderosa Santa Rita, sede minha protetora. Amém.
 

sábado, 17 de maio de 2014

 RESPEITO PELA FÉ CRISTÃ E POR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA... 

No passado dia 13 de Maio, data que assinala o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, o programa da RTP "5 para a Meia-Noite" resolveu através de um vídeo intitulado "História à Desgarrada", escarnecer vergonhosamente do acontecimento e da devoção que dele nasceu e tem lugar no Santuário de Fátima.



Nos tempos que correm, tornou-se moda nos meios de comunicação social recorrer ao ESCÁRNIO da fé cristã e dos seus valores. Sendo Portugal um país de matriz cristã e sendo Nossa Senhora de Fátima motivo de amor e devoção por parte de tanta gente, nós crentes não temos de ficar calados e omissos quando nos deparamos com tentativas de ridicularizar de má-fé aquilo que nos é sagrado, muito menos num canal público financiado pelos contribuintes.

O protesto contido nesta petição não tem por objetivo expressar a vontade de silenciar nem censurar opiniões adversas à da fé cristã ou de Nossa Senhora de Fátima, mas antes manifestar o extremo desagrado perante a forma como isso foi feito, isto é, através de um escárnio que desrespeita e ofende aquilo que é sagrado para muitos.

ASSINEM A PETIÇÃO DE RETIRADA...

 ESTÁTUA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DESTRUÍDA EM ESPANHA  

O governo municipal de San Sadurniño, na Corunha (Espanha), mandou retirar uma estátua do Sagrado Coração de Jesus, com grande valor religioso mas também histórico e patrimonial. A justificação foi a velha desculpa de que o "Estado é laico". A estátua foi partida ao meio, num modo completamente impróprio de tratar um símbolo tão querido às gentes daquela terra e aos cristãos em geral.




Quem puder faça um ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus por mais esta humilhação:

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é deles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados, diante do vosso altar, para vos desagravar-mos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o vosso dulcíssimo Coração. Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós, mais de uma vez, cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, mas também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade não Vos querendo como pastor e guia, ou, faltando às promessas do baptismo, sacudiram o suavíssimo jugo da vossa santa Lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-vos, mas particularmente dos costumes e imodéstias do vestir, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfémias contra Vós e os vossos santos, dos insultos ao vosso vigário e a todo o vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino Amor, e enfim, dos atentados e rebeldias oficiais das nações contra os direitos e o magistério da vossa Igreja. 

Oh, se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades! Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação que Vós oferecestes ao Eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre os nossos altares. 

Ajudai-nos, Senhor, com o auxílio da vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a viveza da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e pelos nossos próximos, impedir por todos os meios novas injúrias à vossa divina Majestade e atrair ao vosso serviço o maior número de almas possível. 

Recebei, oh! benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima Reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes até á morte no fiel cumprimento dos nossos deveres e no vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à Pátria bem-aventurada, onde Vós, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais, Deus, por todos os séculos dos séculos. Assim seja. (Papa Pio XI)

FONTE: http://senzapagare.blogspot.it/2014/05/estatua-do-sagrado-coracao-de-jesus.html


                   SENHOR TENDE PIEDADE DE TODOS NÓS!!!


 

 

CNBB: À LUZ DA ASSEMBLEIA

domdemetrio22 

Talvez como nunca, uma assembleia da CNBB foi tão produtiva como esta última. Tantos assuntos, aprovados com tanta convergência. Tamanha, que chegou a pairar um exagero de adesões, uma demasiada concordância, a ponto de despertar algum temor de ter deixado passar alguma palavra ou frase menos adequadas.

Mas, se observamos bem certos detalhes, podemos identificar as razões desta rapidez de concordância. Os dois principais assuntos já tinham sido estudados na assembleia de 2013, sobre a Paróquia e sobre a Questão Agrária. E os outros assuntos inseridos na pauta deste ano, eram muito oportunos. Além disto, as comissões encarregadas de preparar os textos e examinar as emendas, trabalharam muito bem, inspirando confiança no plenário, e abrindo caminho para a aprovação final de cada texto.

Olhando a pauta, encontramos outra razão da diversidade de assuntos. Bispos reunidos em assembleia não podiam deixar de dizer uma palavra sobre os fatos importantes que estão na agenda deste ano. Até sobre a Copa do Mundo lançaram sua mensagem. E não se omitiram de falar sobre as próximas eleições, e de expressar sua preocupação com a crescente onda de violência que assusta o Brasil.
Tanto que em decorrência desta preocupação, foi lançado um “ano da paz”, em que a sociedade brasileira será convocada a enfrentar, solidariamente, os desafios contidos nesta complexa situação.

A nível mundial, a CNBB acolheu a proposta, trazida pela Cáritas Brasileira, de se fazer uma campanha contra a fome no mundo, iniciativa que já conta com a firme adesão do Papa Francisco. E para encontrar logo uma maneira prática de atuar nesta campanha, ficou decidido que no próximo ano, a coleta da Campanha da Fraternidade destine cinquenta por cento de sua arrecadação para o Haiti, país que ainda está penando para se reerguer das consequências do terremoto que se abateu sobre ele.

A assembleia decidiu, também, apoiar a iniciativa popular de lei, com a proposta de uma verdadeira reforma política. Com isto, a CNBB mostra que identifica bem onde está o nascedouro dos problemas que afligem o país, enredado nos equívocos do seu sistema eleitoral. Pode ser que a sociedade não se lembre muito da Igreja. Mas a Igreja não esquece os problemas sociais. Tanto é verdade que a Campanha da Fraternidade do próximo ano, terá como tema, exatamente, a Igreja e a Sociedade.

Tudo isto fez parte desta assembleia. E muito mais. Foram diversas as sessões dedicadas à partilha de preocupações e dificuldades, inerentes à missão cotidiana de cada bispo. Pois a finalidade primeira, e mais importante, da assembleia da CNBB é o convívio fraterno e a ajuda mútua entre os próprios bispos, que, por exemplo, repartem entre si os gastos das passagens, e além disto são incentivados, na medida das possibilidades de cada um, a ajudar os que provêm de dioceses mais pobres.

Para fins de ação concreta da Igreja, neste ano em que já celebramos a Páscoa, e agora a assembleia da CNBB, parecem bastante claras duas referências práticas a guiar a ação pastoral: acolher as propostas do Papa Francisco, expressas sobretudo em sua exortação Evangelii Gaudium, e iniciar a renovação eclesial, começando por renovar nossas paróquias. Para que assim a Igreja se torne mais missionária, aberta para acolher, e pronta a sair de si mesma, para ir ao encontro dos que necessitam da mensagem libertadora do Evangelho.

Depois de uma assembleia como esta, dá para apostar nas novas esperanças, que este tempo propício nos descortina pela frente.

terça-feira, 13 de maio de 2014

 COM MUITA FÉ, ALEGRIA, AMOR E DEVOÇÃO, CELEBRAMOS HOJE O DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: RAINHA E SOBERANA DO CÉU...


Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.
 
O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.
Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 




Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vos tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção que nela se comemeora, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça, que Vos pedimos nesta oração, se for paa maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Assim seja.


ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO, AMÉM!!!


quinta-feira, 8 de maio de 2014

"POBRE PADRE..."


Se o padre fala mais de dez minutos é chato.
Se o padre fala pouco, falta-lhe ciência e cultura.
Se fala ALTO, grita muito.
Se fala BAIXO, não se ouve nada e a aparelhagem sonora não presta.
Se atende a pessoas com calma, esquece-se de quem espera.
Se é breve, não liga nada dos problemas do seu povo.
Se começa a missa na hora certa, obriga toda a gente a correr.
Se não começa, nunca tem horário.
Se é jovem não tem nenhuma experiência.
Se é velho, já se devia ter aposentado.
Se fala do pecado e confissão,é um antiquado.
Se não fala, é um padre sem fé e sem doutrina.
Se exige preparação para os sacramentos, devia ser mais compreensivo.
Se não exige, é um deixa-correr, que não se preocupa com a formação.
Se usa batina, ainda está no Concílio de Trento.
Se não usa, tem medo de aparecer como padre.
Se manda tocar o sino ao domingo, atrapalha o descanso de toda a gente.
Se não manda, acabou com um costume tão bonito.
Se dinamiza a liturgia, ninguém entende mais a missa que já é teatro.
Se não dinamiza, estas missas mortas afastam os jovens.
Se é transferido, foi pena! Era um bom trabalhador...
Se vem um substituto, agora sim, o que se foi não fez nada.
Se morre, era o melhor padre do mundo.
Um mês após o seu falecimento: Que falta nos faz este padre!
Vai entender..

REZEMOS PELOS SACERDOTES, PARA QUE O ESPÍRITO SANTO OS CONDUZA EM SUAS CAMINHADAS E NOS ENTENDIMENTOS COM A IGREJA E COM SEUS FIÉIS...