quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PAPA FRANCISCO NOMEIA PADRE LUIZ GONÇALVES KNUPP BISPO DE TRÊS LAGOAS - MS


É com muita alegria que a Diocese de Três Lagoas comunica que o Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (25/02), seu novo Bispo.
O bispo eleito, Mons. Luiz Gonçalves Knupp de 47 anos, atua na Arquidiocese de Maringá, em Paraná. A cerimônia de ordenação episcopal deve ocorrer no mês de abril. Na sequência, o então Mons. Luiz Gonçalves Knupp tomará posse da Diocese de Três Lagoas.
Histórico
Mons. Luiz Gonçalves Knupp, será o quarto Bispo a governar a Diocese de Três Lagoas, sucedendo:
Jose Moreira Bastos Neto – Maio de 2009 a Abril de 2014
Izidoro Kosinski – Fevereiro de 1981 a Maio de 2009
Geraldo Majela Reis – Janeiro de 1978 a Fevereiro de 1981
Carta de agradecimento
O Padre Altair Ferreira, que atua como Administrador Diocesano há 10 meses, expressou sua alegria por meio de uma carta:
A Diocese de Três Lagoas agradece a Deus pelo dom da vida e ministério do Padre Luiz Gonçalves Knupp, escolhido pelo Senhor Jesus, por meio de sua Igreja para ser o 4.º Bispo Diocesano de Três Lagoas.
Agradeço a Dom Anuar Battisti e a Arquidiocese de Maringá – PR por nos enviar um Pastor.
Deus seja louvado! Obrigado Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, por ter se esforçado tanto para termos o quanto antes um Bispo.
Seja bem vindo Mons. Luiz Gonçalves Knupp a Igreja em Três Lagoas te acolhe de braços aberto. O quanto antes venha nos conhecer, nosso Pastor. Para nós um Pastor, conosco um irmão, que assim seja, caminhemos na mesma luz do Espírito que nos chama a missão.
Sobre a Diocese de Três Lagoas
A Diocese de Três Lagoas (em latim: Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica situada em Três Lagoas, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. Foi erguida pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978, seguindo o rito romano.
Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias.

PRONUNCIAMENTO DO NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE TRÊS LAGOAS...

(de um clique no link e assista ao vídeo de pronunciamento)





domingo, 22 de fevereiro de 2015

PARTICIPEM... CELEBRAÇÃO PENITENCIAL E CONFISSÃO!!!


RETIRO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO DE 
ILHA SOLTEIRA DA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO E PARÓQUIA CRISTO LUZ DO MUNDO...

Queremos bendizer a Deus pelo Retiro do Apostolado da Oração de Ilha Solteira hoje pela manhã... agradecer ao nosso Seminarista Fábio Junio que presidiu todo o encontro com suas belas palavras e ações... aos membros do Apostolado que levantarão cedo para mergulhar no fogo abrasador do Coração de Cristo e a todos que nos ajudaram... que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria abençoe a cada um!!!









CELEBRAÇÃO DE 4º FEIRA DE CINZAS...

No ultimo dia 18/02, dia de Quarta-feira de Cinzas, a Comunidade se reuniu com seus fiéis para a Celebração da palavra presidida por nosso Seminarista Fábio... mesmo debaixo de muita chuva, seus fiéis fizeram presença para o inicio do tempo da Quaresma, através da imposição das cinzas e das palavras "Convertei-vos e credes no Evangelho".

Também na Celebração foi dado o lançamento da Campanha da Fraternida "Eu vim para servir".

Que Deus nos ajuda a persistir na ORAÇÃO, JEJUM e ESMOLA neste tempo favorável de penitência....













sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BISPO DE ARS RETIRA SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE IGREJAS APÓS ONDAS DE PROFANAÇÕES


Depois de uma série de furtos sacrílegos, o bispo da terra de São João Maria Vianney decide retirar Nosso Senhor dos sacrários


O bispo de Belley-Ars (França), Mons. Pascal Roland, decidiu ordenar a retirada do Santíssimo Sacramento de todas as capelas e igrejas de sua diocese após uma onda de roubos sacrílegos que ocorreram recentemente na região.
Depois de eventos relacionados "à profanação de Sacrários e roubo de cibórios" e com respaldo no Código de Direito Canônico, o prelado emitiu uma ordem, solicitando que "o Santíssimo Sacramento seja retirado dos sacrários de todas as igrejas e capelas paroquiais e seja depositado em local seguro".
"A porta dos Sacrários permanecerá ostensivamente aberta", continua o Ordinário.
Para as necessidades de oração pública ou privada, explica o bispo da terra de São João Maria Vianney (Cura d'Ars), "o Santíssimo Sacramento poderá ser recolocado temporariamente nesses sacrários, desde que se assegure a presença suficiente de fiéis".
Essas medidas entraram em vigor no dia 10 de fevereiro e "permanecerão até segunda ordem".
"O Bispo espera que essas medidas excepcionais expressem toda a gravidade desses eventos e contribuam para desencorajar sua repetição", concluiu.
Onda de furtos
Dias atrás, o Bispo de Belley-Ars revelou em seu site os últimos ataques e roubos sacrílegos ocorridos na diocese:
Em 6 de fevereiro – dia em que se comemora 250 anos da aprovação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, aprovado pelo Papa Clemente XIII –, paroquianos de Neuville-les-Dames, na circunscrição paroquial de Châtillon-sur-Chalaronne, descobriram que o sacrário da Igreja de São Mauricio havia sido quebrado e o cibório com as hóstias consagradas roubado.
Na mesma noite, os paroquianos de Ambronay perceberam também o roubo de um cibório na Igreja de Nossa Senhora. No sábado, 7 de fevereiro, em Vonnas, foi constatado que dois cibórios da Igreja de San Martín haviam sido roubados.
No domingo, 8 de fevereiro, em Jujurieux (circunscrição paroquial de Pont-d'Ain), os fiéis descobriram que um outro cibório fora roubado na Igreja de San Esteban. Nesses quatro casos, as hóstias consagradas não foram roubadas, mas abandonadas no local.
No sábado, 7 de fevereiro, o sacerdote de Montluel descobriu que o cibório e as hóstias do colegiado Notre-Dame-des-Marais haviam sido roubados.
Este roubo foi a continuação de uma série de roubos, profanações e vandalismos que vêm ocorrendo nos últimos meses nas igrejas da diocese: roubos de objetos e de uma estátua na igreja de Seyssel, em outubro de 2014; roubo de cibório e hóstias consagradas na igreja de Saint-Jean de Niost e Sainte-Julie, em outubro de 2014, de Saint-Etienne-du-Bois, em novembro de 2014; e outras profanações em Saint-Maurice-de-Beynost, em 11 janeiro de 2015.
As comunidades afetadas por esses roubos e as paróquias apresentaram uma queixa junto à delegacia de polícia. Por isso, fez-se um inventário completo dos objetos dessas igrejas graças à administração conjunta do Serviço Diocesano de Arte Sacra e do Conselho Geral do departamento de l'Ain, onde a diocese de Belley-Ars está localizada.
A indicação precisa dos objetos roubados e suas fotografias foram imediatamente enviados à Polícia Nacional, para tentar bloquear o tráfico desses objetos culturais, buscá-los e vigiá-los, a fim de impedir a revenda deles.
Repúdio aos roubos sacrílegos
A Igreja Católica em l'Ain lamenta que "objetos sagrados, como cibórios ou sacrários sejam furtados ou danificados. Ela lamenta a falta de respeito dos autores que se apropriam dos cibórios, que são tão caros à comunidade paroquial e aos moradores das comunidades a que pertencem esses objetos".
Os católicos da região "estão profundamente consternados com o furto de hóstias consagradas. Essas hóstias consagradas pelo sacerdote na Missa são o Corpo de Cristo, a presença real de Jesus. Portanto, esse roubo é uma profanação de extrema gravidade."
"Sejam quais forem as intenções dos autores desses atos, não existe nada mais ofensivo que possa ser cometido contra Deus, contra a fé cristã e contra a comunidade católica. A Igreja convida a todos os cristãos que rezem pelo perdão e arrependimento dos que cometeram esses atos. Que essa provação seja, para todos os cristãos, ocasião de professar sua fé em Cristo, realmente presente nessas hóstias consagradas", concluem.



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015:

 EU VIM PARA SERVIR (cf. Mc 10, 45)


Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a  Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.
O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 já está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.
“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo.
Proposta do subsídio
O texto base está organizado em quatro partes. No primeiro capítulo são apresentadas reflexões sobre “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”.
Na segunda parte é aprofundada a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social.
Já o terceiro capítulo debate uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”. Nesta parte, o texto aponta  sugestões pastorais para a vivência da Campanha da Fraternidade nas dioceses, paróquias e comunidades.
O último capítulo do texto base apresenta os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.

HINO DA CF 2015

ORAÇÃO DA CF 2015

Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo,
vós conduzis a Igreja, servidora da vida,
nos caminhos da história.

A exemplo de Jesus Cristo
e ouvindo sua palavra
que chama à conversão,
seja vossa igreja testemunha viva de fraternidade
e de liberdade, de justiça e de paz.

Enviai o vosso Espírito da verdade
para que a sociedade se abra
à aurora de um mundo justo e solidário,
sinal do Reino que há de vir.

Por Cristo Senhor nosso.

Amém!





FONTES: 



terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

E amanhã ás 20h Celebração da Palavra com nosso Seminarista Fabio por ocasião da Solene Quarta-feira de Cinzas, inicio do Tempo Quaresmal...




domingo, 15 de fevereiro de 2015

PADRE JOILSON DEIXA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO E ASSUME NOVA COMUNIDADE EM 
SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ...

Desde o inicio do ano a Comunidade Santo Expedito já se comovia com a noticia da transferência do nosso Pároco Joilson para assumir novas comunidade em Santo Antônio do Aracanguá. E no dia 08/02 nossa Sacerdote já partia para esta nova Missão. 

No dia 10/02 foi realizado em sua nova Comunidade a Missa de posse que fora presidida pelo Bispo Diocesano Dom Demétrio e concelebrada por outros Padre. Os paroquianos de Ilha Solteira se fizeram presenta na Celebração e "entregarão" assim nas mãos da nova Comunidade o seu Sacerdote.

E a você querido Padre os nossos singelos agradecimentos pelos seus 2 anos de Ministério aqui em nossa Comunidade. E para homenageá-lo produzimos esta vídeo simples...obrigado Pe. por tudo o que você nos proporcionou de bom ao longo desse tempo. Que Deus, Maria e Santo Expedito continue o abençoando neste sua nova Missão em outra Paróquia!!!







DOM DEMÉTRIO CELEBRA JUBILEU DE 

OURO SACERDOTAL



Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales, SP, desde 15 agosto de 1982, natural de São Valentim, da Diocese de Erexim, comemorou 50 anos de ordenação sacerdotal neste dia 6 de fevereiro. As comemorações desta data começaram com celebrações onde nasceu e onde trabalhou como padre, no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, dia 30/01, às 19h30, celebrou missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora Medianeira, da Paróquia da Barra do Rio Azul, onde foi administrador paroquial de janeiro de 1978 a maio de 1982. No sábado, dia 31, às 18h, celebrou missa na Igreja São Tiago, em Aratiba, onde também foi pároco de janeiro de 1978 a maio de 1982. No domingo, dia 01/02, às 08h, celebrou no Santuário de Fátima, onde foi professor e reitor do Seminário de 1965 a 1977. No mesmo dia, às 10h30, celebrou missa na Igreja São Valentim, de São Valentim, de onde é natural e onde foi ordenado padre.
Na Diocese de Jales a data foi comemorada no último dia 6 de fevereiro, começando com a Reunião dos bispos da Província, marcada para as 10 h. Em seguida, foi serviço um almoço na Escola Vocacional com a presença dos bispos e coordenadores diocesanos das dioceses da Província, os padres, irmãs e seminaristas da diocese e os funcionários da Cúria Diocesana. A noite, foi celebrada uma missa de ação de graças na Catedral Diocesana, com a participação do clero da Diocese e um casal de cada comunidade paroquial. Após a missa foi servido um coquetel para os presentes no Centro Pastoral da Catedral.
Participaram da Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto os bispos:
Dom Paulo Roberto Beloto (diocese de Franca)
Dom Antônio Fernando Brochin (diocese de Jaboticabal)
Dom David Dias Pimentel (diocese de São João da Boa Vista)
Dom Tomé Ferreira da Silva (diocese de São José do Rio Preto)
Dom Milton Kenan Júnior (diocese de Barretos)
Dom Otacílio Luziano da Silva (diocese de Catanduva)
Dom Luiz Demétrio Valentini (diocese de Jales)
Dom Moacir Silva (Arquidiocese de Ribeirão Preto)
bispos_provincia
Biografia
Dom Luiz Demétrio Valentini nasceu no dia 31 de janeiro de 1940, em São Valentim-RS. Seus pais, já falecidos, são Antônio Valentini e Tereza Bertoldi.
Fez o primeiro grau nos Seminários de Frederico Westphalen, Tapera e Erechim, RS; o segundo grau no Seminário Menor, em Erechim, de 1956 a 1958. Cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão, RS, de 1957 a 1960 e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 1960 a 1964. Mais tarde, fez a faculdade de Letras em Palmas, PR.
Foi ordenado padre no dia 06 de fevereiro de 1965, em São Valentim, por Dom Cláudio Colling, então Bispo de Passo Fundo.
Foi ordenado Bispo no dia 31 de julho de 1982, na Catedral São José, Erechim, também por Dom Cláudio Colling, mas agora Arcebispo de Porto Alegre.
Como padre, exerceu as seguintes funções: Professor no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima de Erechim (1965-1969); Reitor do mesmo Seminário de Erechim (1968-1972); Professor na Universidade de Passo Fundo e no Centro Universitário de Erechim-RS; Promotor Vocacional da Diocese de Erexim (1973-1977); Coordenador do Setor Vocações e Ministérios e Professor na Escola de Servidores de Comunidade da Diocese de Erexim (1972-1978); Pároco de Aratiba e Administrador Paroquial da Barra do Rio Azul (1978-1982).
Suas atividades como Bispo são: Responsável pela Pastoral Rural no Regional Sul 1; Membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB e, como tal, responsável pelo Setor de Pastoral Social, Presidente da Cáritas Brasileira, acompanhante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – por dois mandatos (1991-1998); Delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro da Comissão Pós-Sinodal do Sínodo da América; Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz-CNBB e novamente Presidente da Cáritas (2007-2011), totalizando 16 anos na presidências da Cáritas Brasileira.
Como Bispo de Jales, entre diversos trabalhos pastorais, está sempre disposto a colaborar com a vida da cidade de Jales e dos 46 municípios que compõem a Diocese, colocando-se a disposição e participando das lutas e conquistando muitas melhorias para Jales e região.
Também valoriza muito a comunicação através dos meios disponíveis, principalmente através das rádios, onde participa e apresenta diversos programas, entre eles “A hora da Ave-Maria”, que vai ao ar de segunda a sábado, às 18 hs pelas rádios de toda a região e que, em todos esses anos não deixou de apresentar um único dia.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO A 

DOM DEMÉTRIO VALENTINI



















Ao Venerável Irmão, Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales!

No dia 06 do próximo mês de fevereiro, com alegria completarás 50 anos de tua Ordenação sacerdotal.
Este evento singular de tua vida, por tantos dons concedidos neste longo espaço de tempo, se torna motivo de ação de graças Àquele de quem procedem todos os bens.
Chamado a seguir os passos de Cristo, completados os estudos filosóficos e teológicos, seja no Seminário Arquidiocesano de Porto Alegre no Brasil, ou na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, com ulterior formação literária, recebeste o Sacerdócio, e assumiste não poucos encargos na Diocese de Erexim, onde foste professor no Seminário Menor, e Reitor do Maior, Professor na Universidade, Promotor Vocacional e Pároco.
Em 1982, por ato de nosso antecessor, o Santo Papa João Paulo Segundo, de feliz memória, foste nomeado Bispo da Diocese de Jales, com a finalidade precípua de orientar os fiéis, instruí-los e santificá-los, tendo um especial cuidado dos fiéis leigos, convocando-os a empenhar suas forças na missão evangelizadora, “que é o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira em nosso tempo, que fez admiráveis progressos, mas parece ter perdido o sentido das coisas supremas e de sua própria vida” ( Redemptoris Missio ).
Além disto, conhecemos o teu trabalho que prestaste e continuas prestando junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde foste também responsável pela Cáritas, e também como delegado eleito para o Sínodo Especial para a América, e como membro da Comissão Especial do mesmo Sínodo.
Celebrando pois o Jubileu de Ouro Sacerdotal, Venerável Irmão, muito te convém celebrar os louvores ao Pai Celeste, proclamando: “ó Senhor de todas as virtudes, quem será semelhante a ti?... Tu és meu Pai, meu Deus e o refúgio de minha vida” (Salmo 89, 9.27).
Cristo, o Príncipe dos Pastores, sob o auspício de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, com a intercessão de todos os santos desta Nação, de guarde, fortaleça e sustente, em sua providência e clemência.
E como sinal e expressão de nossa fraterna caridade, seja a Bênção Apostólica, que desta sede de São Pedro te concedemos, e por teu meio, a toda a tua comunidade eclesial.
Estejam sempre convosco, caríssimos filhos brasileiros, “a graça e a paz de Deus nosso Pai e de Cristo nosso Salvador!”. 
Vaticano, aos 08 de janeiro do ano de 2.015, segundo de nosso Pontificado.
Assinado: Francisco
FONTE: CNBB

PROCURA POR SACERDÓCIO CRESCE 79% EM FORTALEZA


A Arquidiocese de Fortaleza comemora o aumento na procura pelo sacerdócio. Número cresceu 79% em um ano. Fortaleza está entre as cinco do Brasil com maior quantidade de 
candidatos a padre

Romário Soares, 21, encaminha-se para ser padre mesmo tendo declarado nunca ter tido vontade de exercer o sacerdócio. O jovem integra, hoje, uma turma de 24 novos seminaristas de Fortaleza. O número é 79% maior que o total do grupo que começou o seminário no ano passado e, segundo o padre Rafhael Maciel, reitor do seminário, deixa a Arquidiocese de Fortaleza entre as cinco do Brasil que mais acolheram candidatos ao sacerdócio no decorrer dos últimos anos. 

A alternância de papas na liderança católica é considerada fator importante para a aproximação dos jovens com a Igreja. Tanto é que, para padre Rafhael, a grande procura pelo seminário este ano tem a ver com “o reflexo do tempo do papa Francisco”. O papado de Bento XVI também teve influência nas vocações ao resgatar “a liturgia”. Avalia o sacerdote.
Mesmo confessando ter passado boa parte da vida distante da igreja católica, o seminarista Romário Soares lembra que foi em 2011, numa participação casual no Festival Halleluya, que sentiu o chamado de Deus para se aproximar da igreja. “Eu não ia às missas. Vivia como um católico não praticante. Dos meus amigos, alguns eram da igreja, então eles me convidaram para participar (do Halleluya) e fui. Lá, tive a experiência”, relata. No festival, o que chamou atenção do rapaz foram as músicas e os testemunhos.
Diante de uma sociedade que se mostra cada vez mais efêmera, em que o imediatismo passa a ter forte influência na rotina dos jovens, muitos dos que escolhem ser sacerdote têm ciência de que estão optando por um estilo de vida diferente do vivido pela maioria dos rapazes dessa idade. “Isso demonstra que, de algum modo, não só esses jovens, mas muitos outros desejam dar um sentido à própria vida que não é passageiro”, acredita padre Rafhael.
Ao mesmo tempo, em alguns casos, há quem desista do processo de formação sacerdotal. A porcentagem é pequena, afirma padre Rafhael. E deve-se considerar, ainda, que alguns dos que abandonam a formação decidem voltar depois. “Pode ser que, no processo, o rapaz perceba que (o seminário) não era aquilo que ele imaginava que fosse”.

Celibato

Romário tinha uma namorada quando decidiu se tornar padre. O romance durou cerca de um ano, até que “sentiu uma coisa mais forte” que o fez pensar e decidir seguir a vocação. “No começo foi muito difícil, tanto para mim quanto para ela, que não aceitou. Mas o chamado de Deus é maior e nós precisamos respondê-lo”, narra. A vontade de ser pai e de formar família não passou, mas, a partir de agora, é compreendida pelo jovem como algo que transcende a natureza biológica. “Quero ser o pai espiritual de muitos, coisa que em um matrimônio eu não conseguiria”. 

Situação parecida acontece com Felipe Gomes, 22, que se considera pai de muitas outras pessoas. “A Igreja pede que a gente viva em celibato, então nós temos que ser solteiros pelo resto da vida. E ser santo, sacerdote, é ser puro. Uma água pura é uma água sem mistura. E um cara sem mistura é exatamente o que ele é: imagem e semelhança de Deus”, acredita. Mas Felipe diz outra vocação. “Deus também me chama a ser esposo, a ser pai, eu sinto isso. Um dia, me senti emocionado quando um jovem (do grupo ao qual pertence, em Maracanaú) chegou e me chamou de pai. Naquele momento, percebi que posso ser pai. Nasci para ser pai de muita gente”, contou Felipe Gomes.

Perfil
Muitos dos novos candidatos ao sacerdócio em Fortaleza são universitários, graduados ou pós-graduados. O psicólogo, e novo seminarista, Jairo Gonçalves, 23, acredita que o estudo deve contribuir para a missão na igreja Católica. “A profissão e, e especialmente o estudo da psicologia, nos traz um conhecimento para a vida. É algo que está me ajudando no discernimento vocacional e deve ajudar tantos outros que me estiverem próximos”, reconhece Jairo.
Serviço
Sacerdócio
Para os jovens acima de 18 anos, que têm interesse em estudar para o sacerdócio, o primeiro encontro vocacional da Arquidiocese de Fortaleza acontece nos dias 14 e 15 de março deste ano. O candidato deve conversar com o padre da paróquia onde mora antes de entrar em contato com o Seminário. Para informações: (85) 3290 1045.
 Saiba mais
Os futuros padres passam oito anos estudando. Em Fortaleza, os seminaristas estudam na Faculdade Católica de Fortaleza, entidade responsável pela formação do clero desde 1864.
Ao término das aulas diárias voltam para o Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Henrique Jorge, onde residem no período.
Na faculdade, eles passam um ano em seminário propedêutico, três anos estudando Filosofia e outros quatro estudando Teologia. Após o período, passam ainda por um ano de ordenação sacerdotal.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


PARTICIPEM!!!


FESTA DA APRESENTAÇÃO DE JESUS AO TEMPLO...


O Evangelho de São Lucas narra que, depois do nascimento de Nosso Senhor e decorrido o prazo que a Lei mosaica estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei.

Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo.

A data de hoje comemora-se a festa do cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século quatro essa festa era chamada de "Purificação de Maria"

Com a reforma litúrgica de 1960, passou-se a valorizar o sentido da "apresentação", oferta de Jesus ao Pai. A data passou a ser lembrada então como a "Festa da Apresentação do Senhor".

No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no seu evangelho, da seguinte maneira:

"Assim que se completaram os dias da purificação conforme a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, segundo está escrito na Lei do Senhor, que "todo varão primogênito será consagrado ao Senhor" e para oferecerem em sacrifício, segundo o que está prescrito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.

Havia em Jerusalém um homem justo chamado Simeão, muito piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Pelo Espírito Santo foi-lhe revelado que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ele ao templo e, ao entrarem os pais com o Menino Jesus, também ele tomou-o em seus braços, bendizendo a Deus, e disse: "Agora, Senhor, já podes deixar teu servo morrer em paz segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste ante a face de todos os povos, luz para iluminação das gentes e para a glória do teu povo, Israel".

José e Maria estavam maravilhados com as coisas que se diziam de Jesus. Simeão os abençoou e disse a Maria, sua Mãe: "Este Menino será um sinal de contradição, para ruína e salvação de muitos em Israel; e uma espada atravessará a tua alma para que se descubram os pensamentos de muitos corações". (Lc 2,22-35).

Ambos, Simeão e Ana, reconheceram em Jesus o esperado Messias e profetizaram o sofrimento e a glória que viriam para Ele e a família. É na tradição dessa profecia que se baseia também a outra festa comemorada nesta data, a de Nossa Senhora da Candelária, ou da Luz, ou ainda dos Navegantes.



OREMOS:

- Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


domingo, 1 de fevereiro de 2015

COMO UM PADRE SE SENTE DO LADO DE DENTRO DO CONFESSIONÁRIO?



Certa vez, eu estava em um ônibus com um grupo de pessoas mais idosas que eu, na volta de um aeroporto. Viram que eu erasacerdote e começaram a me fazer perguntas:


 - O senhor faz tudo o que os padres fazem?
 - Sim.
 - Também a questão da confissão?
 - Sim, sempre.
 
Uma senhora bem idosa suspirou: "Acho que esta deve ser a pior parte, deve ser muito deprimente, ouvir todos os pecados das pessoas...".
 
Eu lhe disse que era exatamente o contrário. Não há nada mais grandioso do que estar com alguém enquanto volta a Deus. "Seria deprimente ver alguém se afastando de Deus, mas eu acompanho as pessoas quando elas voltam para Ele".
 
O confessionário é o lugar mais alegre, humilde e inspirador do mundo.
 
O que eu vejo durante a confissão?
 
Em primeiro lugar, vejo a misericórdia de Deus agindo. Fico face a face com o poder esmagador e transformador do amor de Deus. Vejo de perto o amor divino e isso me lembra como Deus é bom.
 
Nem todo mundo consegue ver como o sacrifício de Deus na cruz irrompe constantemente na vida das pessoas e derrete os corações mais duros. Jesus consola os que choram pelos seus pecados e reforça os que sentem a tentação de render-se diante de Deus ou da vida.
 
Como padre, vejo estas coisas todos os dias.
 
Vejo um santo "em processo de fabricação"
 
Também vejo uma pessoa que ainda está lutando, um santo em fase de fabricação. Não me interessa se é a terceira vez na semana que a pessoa se confessa: se ela procura o sacramento da Reconciliação, significa que está lutando, que está tentando.
 
Isso é tudo que me interessa. Este pensamento é digno de consideração: ir se confessar é um sinal do fato de que não nos rendemos diante de Jesus.
 
Se eu fico lembrando dos seus pecados? Não!
 
As pessoas costumam me perguntar se me lembro dos pecados que ouço. Como sacerdote, é bem raro que isso aconteça. Pode parecer impossível, mas a verdade é que não são tão dignos de atenção. Não são como um pôr-do-sol memorável, nem como uma chuva de meteoros ou um filme de suspense... Parecem mais um monte de lixo e pronto.
 
E se os pecados são como lixo, então o padre é como o varredor de Deus. Se você pergunta a um gari qual foi o maior lixo que ele já recolheu, pode ser que se lembre, mas o fato é que, uma vez acostumados a tirar o lixo, este deixa de ser digno de atenção.
 
Sinceramente, uma vez que a pessoa percebe que o sacramento da Confissão não tem tanto a ver com o pecado, mas sim com a morte e ressurreição de Cristo que vencem na vida de alguém, então os pecados perdem seu fulgor e a vitória de Jesus ocupa o lugar central.
 
Na Confissão, encontramos o amor transformador de Deus, que nos recorda: "Você é digno de que eu morra por você... inclusive nos seus pecados".
 
Cada vez que alguém vem se confessar, eu vejo essa pessoa como alguém profundamente amado por Deus e que está correspondendo a este amor. É assim, isso é tudo o que importa.
 
Na confissão, vejo minha fraqueza
 
Outra coisa que o padre vê quando escuta as confissões é sua própria alma. Para um sacerdote, o confessionário é um lugar que dá medo. Nem me atrevo a lhe contar quão humilde me sinto quando alguém se aproxima da misericórdia de Jesus através de mim.
 
Os pecados das pessoas não me intimidam; o que me impressiona é que sejam capazes de reconhecer em suas vidas pecados aos quais eu estive cego, na minha vida. Escutar a humilde de alguém destrói meu orgulho. É um dos meus melhores exames de consciência.
 
Mas por que a confissão impressiona tanto um sacerdote? Pela maneira como Jesus confia no fato de que eu seja um sinal vivo da sua misericórdia.

Um dia depois da minha ordenação, fizemos uma pequena festa e meu pai fez um brinde. Ele havia trabalhado a vida inteira como cirurgião ortopédico e era muito bom nisso. Seus pacientes sempre me procuravam para me contar como sua vida tinha se transformado depois da cirurgia com meu pai.
 
E então, meu pai estava lá, no meio de todas essa pessoas, e disse: "Durante toda a minha vida, usei as mãos para curar o corpo quebrado das pessoas. Mas, de hoje em diante, meu filho Michael, padre Michael, usará suas mãos para curar as almas quebradas. Suas mãos salvarão mais vidas que as que eu salvei".
 
O confessionário é um lugar poderosíssimo. Tudo o que eu posso fazer é oferecer a misericórdia, o amor e a redenção de Deus, mas não quero "colocar Jesus em apertos". O padre não julga ninguém. No confessionário, a única coisa que eu tenho que oferecer é a misericórdia.
 
Eu me sacrifico por você
 
Quando um padre escuta as confissões, por fim, ele assume outra responsabilidade.
 
Uma vez, depois da faculdade, eu fui me confessar, depois de muito tempo e de muitos pecados, e o padre me deu como penitência apenas uma Ave-Maria.
 
Eu fiquei surpreso.
 
- Padre, o senhor ouviu tudo o que eu disse?
 - Sim.
 - E não acha que eu deveria receber uma penitência maior?
 
Ele me olhou com grande amor e disse: "Não. Esta pequena penitência é tudo o que eu lhe peço". Depois de hesitar um pouco, ele acrescentou: "Mas saiba que eu farei jejum por você nos próximos 30 dias".
 
Fiquei sem palavras. Não sabia o que fazer. Ele me disse que o Catecismo ensina que o sacerdote deve fazer penitência por todos aqueles que se confessam com ele. E lá estava ele, assumindo uma penitência forte pelos meus pecados.
 
Por isso, a confissão revela a alma do sacerdote, revela sua disponibilidade para sacrificar sua vida oferecendo a misericórdia de Deus.
 
Lembre-se: a confissão é sempre um lugar de vitória.
 
Independentemente do fato de você ter confessado um pecado particular pela primeira vez, ou pela 12.956ª vez, a confissão é uma vitória para Jesus. E eu, um padre, estou lá. Vendo Jesus recuperar seus filhos a cada dia.
 
Isso é tremendamente impressionante.