quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ARTIGOS DO BISPO DIOCESANO DE JALES  
DOM DEMÉTRIO...


Já se passaram tantos anos! Cheguei em Jales em agosto de 1982. Já completei, portanto, 32 anos como “Bispo de Jales”.  É assim que me identificam. Constato que muita gente não sabe onde fica Jales. Mas sabe que Dom Demétrio é “Bispo de Jales”.

Não vou explicar por que estou por aqui há tanto tempo. Lembro a Assembleia da CNBB de 1983, a primeira de que participei. Nada menos que quatro bispos vieram me cumprimentar, efusivamente, por ser o Bispo de Jales. Perguntei pela razão deste contentamento. Cada um deles me explicou como tinha recebido a proposta de ser bispo de Jales, mas não tinha aceitado!

Eu aceitei!

Agora, com boas razões, penso que está chegando a hora de procurar alguém para me substituir. Espero que o convidado aceite. Depois de trinta anos, acredito que a Diocese de Jales não apresenta nenhum problema especial. O novo bispo poderá com tranquilidade levar em frente a caminhada da Diocese.

Percorrendo a memória, me dei conta de quanto foram intensos os anos vividos em Jales!

No início de 2015 vou completar 75 anos de vida, e 50 de ordenação sacerdotal.

Pensei que seria válido recordar, ao menos, os tempos mais carregados de responsabilidades.

Vou distribuir a história em capítulos, para facilitar a leitura. Vou contar, sobretudo minhas andanças, que foram muitas, por causa dos muitos compromissos que tive que assumir, especialmente na década de noventa, e na virada do milênio.

Olhando para eles, nestes dias, até eu me assustei, e me perguntei como foi possível fazer tantas coisas, sem perder a saúde, e continuar vivo, graças a Deus!

Com este relato quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus, que me protegeu nessas andanças todas. E pedir que continue protegendo a todos.

Fica o convite para seguir, semanalmente, um capítulo destas andanças.

Próximo seguimento: Oito anos de CNBB: sem tempo de ver o tempo passar 



Nenhum comentário:

Postar um comentário