DOM SERGIO DA ROCHA É ELEITO O NOVO PRESIDENTE DA CNBB...
O arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, 55 anos, é o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi eleito nesta segunda-feira (20) pelos religiosos que participam da Assembleia Nacional dos Bispos no Santuário Nacional de Aparecida no interior de São Paulo.
Dom Sérgio vai substituir Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, que ocupou o cargo por quatro anos. A função do presidente da entidade é definir os rumos da Igreja Católica no país.
Para ser eleito, Dom Sérgio foi o mais votado entre os 450 bispos - ele recebeu 215 votos para ocupar o posto, superando os 196 que correspondem aos dois terços necessários para a eleição. Praticamente todos os bispos da Conferência podiam ser votados, exceto os 140 eméritos.
Dom Damasceno poderia ser reeleito, mas já havia dito publicamente que declinava ao cargo.
Trajetória
Dom Sérgio vai ocupar a presidência da CNBB por 4 anos, podendo ser reeleito. Ele assume o posto nesta sexta-feira (24) em um período em que a igreja quer atrair novos fiéis no Brasil, além de conter a evasão - o número de católicos vem caindo nos últimos anos.
O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP).
Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília. Dom Sérgio tem como lema episcopal "Omnia in Caritate" - "Tudo na caridade"
DOM MURILO KRIEGER É ELEITO O NOVO
VICE-PRESIDENTE DA CNBB...
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Dom Murilo foi escolhido por maioria absoluta, no terceiro escrutínio, após receber 199 do total de 286 votos válidos.
Vice-presidente eleito para o quadriênio de 2015 a 2019, Dom Murilo tem como lema episcopal “Deus é amor” (Deus caritas est).
Ele é autor de vários livros, dentre os quais destacam-se "Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude", "O Primeiro, o Último, o Único Natal", "Com Maria, a Mãe de Jesus", "Um mês com Maria", "Anunciai a Boa Nova", "Dai-lhes vós mesmos de comer" e "Se eu tivesse uma câmera digital"..
Além de Dom Murilo (vice-presidente), a Assembleia Geral elegeu o Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.
SEJAM BEM-VINDOS SANTOS PASTORES...
Nenhum comentário:
Postar um comentário