BRASIL DE LUTO: TRAGÉDIA EM SANTA MARIA (RS) MATA MAIS DE 230 JOVENS EM UMA BOATE!
O fogo teria começado por volta de 2h30 de domingo, durante a apresentação do grupo Gurizada Fandangueira, que costumava usar truques de pirotecnia em seus shows. Segundo testemunhas, um sinalizador teria soltado faíscas sobre o material de proteção acústica que revestia o teto da boate, provocando o incêndio. Os primeiros jovens que tentaram sair do ambiente, ao perceber o fogo, foram impedidos pelos seguranças da casa, por instantes que podem ter sido suficientes para aumentar a tragédia.
História
O incêndio da boate Kiss entrou para a história como o segundo pior já ocorrido no Brasil e o mais letal dos últimos 50 anos. Veja a lista com as maiores tragédias desse tipo que já haviam ocorrido no país:• 1961– 503 pessoas morreram no Gran Circus Norte-Americano, Niterói (RJ), em um incêndio que durou apenas dez minutos.
• 1972 – Um prédio no centro de São Paulo, o Edifício Andraus, pegou fogo, com um saldo de 16 mortos e mais de 300 feridos.
• 1974 – O trágico incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, deixou 188 mortos.
• 1976 – A Loja Renner de Porto Alegre, a maior loja da cidade, pegou fogo. O acidente deixou 18 mortos.
• 1981 – 17 pessoas morreram no incêncio do Edifício Grande Avenida, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.
• 1986 – 21 pessoas morreram no incêndio do Edifício Andorinha, no Rio de Janeiro.
• 2001 – A casa noturna Caneco Mineiro, em Belo Horizonte, teve seis mortos em um incêndio agravado pela falta de saída de emergência. Mais de 340 pessoas se feriram.
Depoimentos
“No começo, só deixavam sair quem pagasse a comanda. Os seguranças estavam barrando, pois não sabiam o que estava havendo.”Murilo Lima, sobrevivente da tragédia.
“Foi impressionante as pessoas sendo carregadas como saco de batatas, como se não valessem nada.”
Mateus Abadi, 21 anos, estudante de Engenharia.
“O pessoal começou a correr e a se pisotear. Chegaram a me falar que havia uma pilha de pessoas amontoadas no banheiro, tentando escapar do fogo que vinha mais baixo.”
Sobrevivente que não quis se identificar.
Testemunhas
A auxiliar de escritório Michele Pereira, de 34 anos, é uma das pessoas que escaparam do incêndio. “A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar”, contou. No corre-corre, Michele caiu e machucou o joelho. “Vi muita gente sendo pisoteada no desespero para sair de lá. Eu acabei cortando o joelho”, disse.
À Rádio Gaúcha, Murilo Lima, que também escapou por estar perto da porta, disse que a saída da boate foi atrapalhada pelos seguranças. “No começo, os seguranças estavam barrando, pois não sabiam o que estava havendo.”
Quem sobreviveu ao incêndio conta que a casa estava lotada. As informações do Corpo de Bombeiros apontam que 1,5 mil pessoas estavam na boate, mas o local tinha capacidade para mil frequentadores. Na noite de sábado para domingo, o público era formado principalmente por universitários – a festa Agromerados foi organizada por estudantes de seis cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Força-tarefa atendeu os feridos
O atendimento aos feridos do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, mobilizou médicos, psicólogos, voluntários e hospitais de várias cidades e até da Argentina, que anunciou o envio de pele para enxertos para as pessoas queimadas. Feridos com queimaduras graves foram transferidos para Porto Alegre e, segundo o governo, centros de referências no Rio e Paraná estão prontos para receber eventuais pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria anunciou uma campanha para doação de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul a partir da manhã de hoje a fim de repor os estoques e ajudar as vítimas do incêndio.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha, que esteve em Santa Maria ontem à tarde ao lado da presidente Dilma Rousseff, afirmou que cerca de 50 leitos em hospitais na região metropolitana de Porto Alegre ainda poderão receber os feridos.
Como medida de emergência, foram enviados aos hospitais de Santa Maria 20 respiradores mecânicos. Outros 30 deveriam chegar na noite de ontem para serem utilizados em caso de necessidade. “Neste momento, 30 pacientes estão respirando por aparelhos”, disse o ministro durante a tarde. “Foram mais pacientes por infecção respiratória, pessoas que inalaram muita fumaça. A minoria é de queimados.”
Pelos números oficiais, 92 vítimas estavam internadas nos Hospitais Caridade e Universitário e do Exército e em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas de Santa Maria no período da tarde de ontem. Outras dez estavam internadas no Hospital São Francisco, também segundo dados oficiais divulgados à tarde.
Além do apoio aos feridos da tragédia, os governos federal e gaúcho iniciaram um auxílio psicológico aos familiares das vítimas. Segundo dados oficiais, foram mobilizadas 20 equipes para atender os parentes dos jovens mortos.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo conforte as familias que perderam seu entes queridos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário