A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A NOSSA RESSURREIÇÃO...
COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS
Neste dia ressoa em toda a Igreja o conselho de São Paulo para as primeiras comunidades cristãs: “Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança” ( 1 Tes 4, 13).
Sendo assim, hoje não é dia de tristezas e lamúrias, e sim de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em forças de intercessão pelos fiéis que, se estiverem no Purgatório, contam com nossas orações.
O convite à oração feito por nossa Mãe Igreja fundamenta-se na realidade da “comunhão dos santos”, onde pela solidariedade espiritual dos que estão inseridos no Corpo Místico, pelo Sacramento do Batismo, são oferecidas preces, sacrificios e Missas pelas almas do Purgatório. No Oriente, a Igreja Bizantina fixou um sábado especial para orações pelos defuntos, enquanto no Ocidente as orações pelos defuntos eram quase geral nos mosteiros do século VII; sendo que a partir do Abade de Cluny, Santo Odilon, aos poucos o costume se espalhou para o Cristianismo, até ser tornado oficial e universal para a Igreja, através do Papa Bento XV em 1915, pois visava os mortos da guerra, doentes e pobres.
A Palavra do Senhor confirma esta Tradição pois “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” (2 Mc 2, 45). Assim é salutar lembrarmos neste dia, que “a Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica).
Portanto, a alma que morreu na graça e na amizade de Deus, porém necessitando de purificação, assemelha-se a um aventureiro caminhando num deserto sob um sol escaldante, onde o calor é sufocante, com pouca água; porém enxerga para além do deserto, a montanha onde se encontra o tesouro, a montanha onde sopram brisas frescas e onde poderá descansar eternamente; ou seja, “o Céu não tem portas” (Santa Catarina de Gênova), mas sim uma providencial ‘ante-sala’.
“Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem! Amém!”
A VIDA PRA QUEM ACREDITA...♫♫
OREMOS:
Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(Partes da Celebração de Exéquias)
- Pedro disse aos fiéis no dia da vinda do Espirito Santo: “Jesus Cristo morreu, mas ressuscitou e foi levado a direita de Deus” (At 2,22). E São Paulo escreve: “Cristo morreu, foi sepultado, mas ressuscitou.” (1 Cor 15,3).
Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente.
- Jesus venceu a morte, Jesus venceu o
mal. A morte e o mal não tem mais poder sobre o mundo. A morte não é mais a
última palavra. Quem tem a última palavra é Deus que com a ressurreição de
Jesus Cristo, mudou o destino do mundo.
Jesus Cristo
ressuscitou verdadeiramente.
- Agora não estamos mais sozinhos.
Jesus Cristo está sempre junto daqueles que creem nele. Jesus ressuscitado está
presente em toda a parte.
Jesus Cristo
ressuscitou verdadeiramente.
- Nossa vida
nesta terra é uma caminhada. Estamos caminhando ao encontro de Deus. No final
desta caminhada a nossa vida será transformada. Somos arrancados de nossa casa
e de nossos amigos. Passamos pela morte. Mas morte não é definitivamente.
Quem crê em Mim
ainda que esteja morto, viverá.
- Jesus Cristo é o Senhor da morte.
Assim como ressuscitou Lázaro, ressuscitará a nós também, se crermos Nele.
Quem crê em Mim
ainda que esteja morto, viverá.
- Por causa da nossa fé em Cristo,
depois da nossa morte, uma vida que dura para sempre nos aguarda!
Quem crê em Mim
ainda que esteja morto, viverá.
- Jesus Cristo ressuscitado nos garante
esta vida plena e eterna. Se nós morrermos com ele, com ele também
ressuscitaremos. Ele é o primeiro na morte e o primeiro na VIDA.
Quem crê em Mim
ainda que esteja morto, viverá.
Santos de Deus, vinde em seu auxilio. Anjos do Senhor recebei-o na glória eterna. Cristo nosso Senhor, acolhei-o no paraíso para o descanso eterno.
SE AS ÁGUAS DO MAR DA VIDA...♫♫
Nenhum comentário:
Postar um comentário