quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SÃO LUCAS, O EVANGELISTA... (18/10/2012)

  
Hoje o calendário lembra um santo que realizou uma obra muito importante: São Lucas, o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Foi companheiro de Paulo nas andanças apostólicas pelo mundo do império romano. E sua obra recolhe os frutos desta evangelização, dirigida às populações que se abriram para acolher a Boa Nova de Jesus Cristo. 

Diz a tradição que Lucas era médico. Era, em todo o caso, um homem culto, que soube colocar seus dotes a serviço do Evangelho, também nesta tarefa preciosa de registrar os acontecimentos e as palavras do Mestre, que ele teve o cuidado de colocar em ordem, como ele diz na introdução do seu Evangelho. Para isto, pesquisou tudo o que pôde recolher das testemunhas dos fatos. De tal modo que resultou um “evangelho” em forma de história bem contada, onde os acontecimentos se enfileiram para revelar o significado profundo da mensagem anunciada por Cristo e confiada aos seus discípulos para ser levada ao mundo inteiro.

Lucas é testemunha de como podemos colocar o melhor de nossos dons e capacidades a serviço do Evangelho. E de como é possível conciliar a inteligência humana com a fé, e a ciência com a religião.
Ele também nos ajuda a compreender como o Evangelho de Jesus continua agora com o Evangelho da Igreja. Depois de narrar os acontecimentos vividos por Cristo, ele continuou, narrando os acontecimentos dos primeiros anos da Igreja, no seu livro chamado de Atos dos Apóstolos. 

Que São Lucas, o Evangelista, nos ajude a recordar, e a reviver em nosso tempo, o Evangelho pregado por Cristo e vivido pela Igreja Primitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário