segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


Diversas datas do mês de outubro estão ligadas a Maria.  Para nós, aqui no Brasil, a principal delas é o dia 12, ligado a Nossa Senhora Aparecida, constituída padroeira do Brasil. Seu impacto é tão grande que a data se tornou feriado nacional.

O dia 13 lembra as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Mas a data mais tradicional, celebrada em toda a Igreja, é o dia 07 de outubro, dia em que se celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário.

A data, além do seu conteúdo religioso, está vinculada a um fato histórico, ao qual passou a se ligar a memória de Maria.

Trata-se da famosa “batalha de Lepanto”, acontecida em 1571, entre a esquadra naval do império turco otomano, e a esquadra que reunia as forças navais dos países católicos da Europa. A derrota da esquadra turca foi flagrante, e significou o fim da ameaça turca sobre a Europa.

Como consequência, foi detido o avanço do Islã, e assim a fé cristã pôde continuar nos países da Europa, sem a ameaça muçulmana.

Da parte do povo católico da Europa, a vitória de Lepanto foi tributada à proteção de Maria, invocada com o título de Nossa Senhora do Rosário.

São fatos da história, que guardam as características daquela época, em que o poder político andava estreitamente ligado ao poder religioso. Precisamos levar em conta este contexto, para avaliarmos melhor o significado dos fatos históricos.

Esses fatos guardam sequelas, que atravessam os séculos. Cabe a nós, agora, estarmos atentos, para que a memória do passado, que nós celebramos, não se torne motivo de acirrar preconceitos, que impedem o relacionamento fraterno entre os povos.

Ao lembrar a batalha de Lepanto, somos agora motivados a pedir a intercessão de Maria, não para derrotar inimigos, mas para que a fé cristã se veja sempre mais livre das injunções políticas, para que assim a mensagem do Evangelho possa ser anunciada a todos os povos.

FONTE: http://diocesedejales.org.br/home/nossa-senhora-do-rosarioa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário