terça-feira, 24 de junho de 2014

VIVA SÃO JOÃO BATISTA, VIVA!!!


Meus irmãos e irmãs, hoje a Igreja está em festa. Sabe porquê? Pois celebramos a natividade, o nascimento de São João Batista.

1º Quem foi João Batista?

R: João Batista foi um dos últimos profetas e o primeiro apóstolo. Segundo os Evangelhos João desde o ventre de sua mãe já percebia, já sentia a presença do Messias como vimos em Lucas 1, 39-45:

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia.
 Entrou na casa de Zacarias,e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou

«Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?

Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor  lhe prometeu.”

Outros Evangelistas também falam de João Batista com suas pregações e batismos. Foi o próprio João que batizou a Cristo;

2º Como era a vida de João Batista?

R: João Batista era um homem de Fé e de coragem. Pobre, enfrentou as autoridades e os poderosos, denunciando seus erros e injustiças. Enfrentou o próprio rei Herodes, censurando-o por ter tomado como mulher a esposa de seu irmão: “Não te é lícito” – exclamava com firmeza e coragem, que lhe custaram a prisão e a morte. 

3º Qual era a missão de João Batista?

R: Anunciar o Messias ao Mundo (anunciar o Senhor): “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo porque irás adiante da face do Senhor a preparar os seus caminhos.” (Lc 1, 68.76)

4º Ele era feliz apresar de ser o precursor de Jesus?

R: Propriamente, pois para se anunciar Jesus é preciso ser feliz, não importa se estivermos com algum problema particular, devemos anunciar o Messias com alegria e pois ele é nossa alegria eterna;

5º O que João Batista era de Jesus?

R: Os dois eram primos. (João Batista era filho de Zacarias e Isabel, que por sua vez era prima de Maria mãe de Jesus, sendo assim Jesus e João Batista eram primos de segundo grau);

Então João Batista foi um grande homem, um grande profeta. Ele foi escolhido por Deus para anunciar o Messias e com certeza conseguiu. Não mediu esforços e até as autoridades enfrentou para denunciar abusos. Não se calou em falar do Messias. Tanto é que por ser uma grande pessoa é unicamente depois de Jesus e de Maria comemorado a sua festa duas vezes: uma em sua natividade (seu nascimento) no qual celebramos hoje e em agosto a sua morte, sua entrega a Deus. Um grande profeta que teve a honra de batizar a Jesus. Por isso neste momento assim como o Evangelista Mateus nos fala:

Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?» Jesus, porém, lhe respondeu:

Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada

Vamos nós nos lembrar de nosso Batismo, desde Sacramento que recebemos e junto pedir ao Senhor para que renove os nossos Coração, pedindo ao Sagrado Coração de Jesus que transforme e lave nosso coração de toda angústia, que nos liberte de todo o mal e nos conduza a vida eterna com a intercessão do São João Batista.

VIVA SÃO JOÃO, O PRECURSOR, VIVAAAAAA!!!!

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor...fazei penitência, porque nomeio de Vós está quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão Daquele que Vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira os peca do mundo”. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário