terça-feira, 19 de agosto de 2014

DIOCESE DE JALES
MISSA NO SANTUÁRIO DE APARECIDA - 15 DE AGOSTO DE 2014
HOMILIA DE DOM DEMÉTRIO
recebendoimagem  
 Homilia
“A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador!”
São palavras pronunciadas por Maria, como acabamos de escutar.  Hoje queremos assumir estas mesmas palavras, para expressar os nossos sentimentos de alegria, ao celebrar, neste dia 15 de agosto, o aniversário da Diocese de Jales.
Agradeço a Direção do Santuário, que possibilitou à Diocese de Jales, se fazer presente com o seu presbitério, para celebrar esta Eucaristia em ação de graças pelos 54 anos de existência da Diocese.
Aqui representamos a Diocese toda, que neste momento está em comunhão conosco, neste dia festivo do seu aniversário, nos 46 municípios que compõem o seu território.
Queremos expressar também nossa comunhão com todas as outras dioceses do Brasil, em especial as que hoje celebram o patrocínio de Maria, na festa de sua Assunção ao céu.
É com muita alegria que buscamos neste Santuário, a certeza de contarmos com a proteção de Maria, que nos deu o exemplo comovente de sua prontidão em acolher a vontade de Deus, e sua disposição de ir ao encontro de sua prima Isabel para se colocar ao seu serviço, antecipando as lições que o seu Filho iria nos dar em seu Evangelho.
Queremos hoje expressar alguns motivos especiais de alegria, que experimentamos ao recordar a caminhada de nossa Diocese.
A Diocese de Jales foi instalada no dia 15 de agosto de 1960, junto com a posse do seu primeiro bispo, Dom Arthur, da congregação dos padres assuncionistas.
As datas que lembram os seus inícios são carregadas de um simbolismo, que nos ajuda a perceber a mão de Deus guiando nossa caminhada de Igreja.
A Diocese de Jales foi criada pelo Papa João 23, no dia 12 de dezembro, do ano de 1959.
Estas circunstâncias desenham uma bonita proposta de Igreja.
1959 foi o ano do anúncio do Concílio Vaticano Segundo.
Doze de dezembro é o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
João 23 foi exemplo vivo da docilidade ao Espírito Santo em seguir as suas inspirações.
Estas datas nos animam, na procura de sermos uma Diocese aberta à renovação eclesial proposta pelo Concílio, em comunhão com a Igreja da América Latina, sob a inspiração permanente do Papa João 23, agora já canonizado.
Em cada ano, a Diocese de Jales, no seu aniversário, com a Romaria Diocesana, busca a graça de Deus, para ser fiel à sua vocação, e para cumprir a missão que a Providência lhe confiou.
Queremos sempre contar com a proteção de Maria, a interceder por nós.
Este Santuário nos faz pensar no cenáculo, em Jerusalém, quando os apóstolos estavam reunidos em oração, aguardando a vinda do Espírito Santo, para em seguida partirem em missão.
Pois bem, dizem os Atos dos Apóstolos, que lá no cenáculo estava Maria: “Perseveravam, unânimes, em oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus”. (Atos, 1, 14)
É importante observar que esta é a última referência histórica de Maria, que os Evangelhos registram.
A última vez que a Bíblia acena para Maria é quando ela estava no cenáculo, reunida com os Apóstolos e as outras pessoas que formavam a Igreja Nascente.
Como a nos dizer a todos, onde podemos encontrar Maria: Ela se encontra junto com a Igreja. Lá é o seu lugar.
De tal modo que podemos afirmar:
- Onde está a Igreja, lá está Maria!
- E onde está Maria, lá está a Igreja!
Maria faz parte da Igreja. Ela não está nem acima, nem fora da Igreja. Ela está dentro da Igreja, ela continua em comunhão com a Igreja, como ela estava em comunhão com os apóstolos reunidos no cenáculo.
Maria não só faz parte da Igreja, mas ela completa o mistério da Igreja com sua presença. Uma Igreja sem Maria é uma igreja empobrecida do mistério de Deus, que refulge de maneira toda singular em Maria.
- E hoje, no dia de sua glorificação, podemos fazer outra constatação importante:
Onde está Cristo, lá está Maria.
E onde está Maria, lá encontramos Cristo.
Ele mesmo nos assegura, com estas palavras: “Pai, quero que onde eu estiver, estejam comigo aqueles que tu me deste” (Jo 17, 24).
Entre “os que pertencem a Cristo”, como nos diz hoje a carta de São Paulo aos Coríntios, com certeza está Maria, a Mãe de Jesus, glorificada junto a seu Filho.
Maria já completou toda a trajetória, que Deus traçou para cada um de nós.
Ela serve agora de estímulo e de esperança para os que ainda peregrinamos na fé.
Sua presença nos desperta para a alegria do Evangelho, como aconteceu na sua visita a Isabel.
Hoje viemos visitar Maria, nesta casa que acolhe seus filhos e filhas. Teremos a alegria de levar nossa mãe, em visita à nossa diocese, que vai reconhecê-la na pequena imagem de Aparecida, com sua presença discreta e amorosa.
Ela mesma nos anima a deter-nos à mesa do Senhor antes de empreendermos a viagem de regresso.
Ela irá conosco a Jales, onde a receberemos com muito amor e carinho.
Daqui do Santuário de Maria, marcamos nosso encontro para este próximo domingo, em Jales. Lá estaremos, como os primeiros cristãos, no grande cenáculo de nossa trigésima Romaria Diocesana.
“Enviados por Cristo, saímos em missão”!
Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário