segunda-feira, 9 de março de 2015

NOVO CAMERLENGO PRESTA JURAMENTO


Cidade do Vaticano (RV) - O presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, jurou como Camerlengo na manhã desta segunda-feira (09/03), no Vaticano. O purpurado foi nomeado em 20 de dezembro passado. O Papa presidiu a breve liturgia prevista para a ocasião sem, contudo, se pronunciar.
O camerlengo é o cardeal que preside a Câmara Apostólica e desempenha a função de cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé. No período de Sé Vacante, ele está entre aqueles que não perdem suas funções e continuam desempenhando as tarefas ordinárias, submetendo ao Colégio Cardinalício o que deveria ser referido ao Sumo Pontífice.
O novo Camerlengo dirigiu ao Papa Francisco algumas palavras:
Santo Padre,

Diante do senhor encontra-se a Câmara Apostólica, Prelados cuja única ambição é servir a Igreja. Todos nós estamos dispostos a dar o melhor de nós mesmos, para que em todas as circunstâncias os direitos da Santa Sé sejam protegidos.
Estamos conscientes dos deveres que nos incumbem hoje e amanhã. Rezamos para que as nossas negligências nunca escondam a imagem e o testemunho desta Sé Apostólica, desta Igreja de Roma, que preside na caridade.
O Cardeal Tauran agradeceu ainda ao Santo Padrer que desejou nomeá-lo Camerlengo da Santa Romana Igreja. Ulterior manifestação de confiança por parte de Sua Santidade.
Assegurou ainda, Santo Padre, que, segundo quanto desejado pelo Papa, “estaremos sempre atentos a respeitar o direito, a agir com moderação e a colaborar com todos os Membros da Cúria Romana. Nós sabemos e cremos que Ubi Petrus ibi Ecclesia. Abençoe-nos, Santo Padre, finalizou o Cardeal Tauran.
Funções Ordinárias
Segundo a Constituição "Universi Dominici Gregis", o camerlengo comunica a morte do pontífice ao cardeal vigário de Roma, que dá a notícia ao povo romano, e ao cardeal arcipreste da Basílica Vaticana, sigila o escritório e o quarto do Papa, toma posse da Residência Apostólica Vaticana, da residência papal de Castel Gandolfo e de São João de Latrão; estabelece junto com alguns cardeais o que concerne a sepultura do pontífice; decide o dia em que se iniciam as Congregações Gerais para a preparação da eleição do Papa, vigia com diligência, junto com os três cardeais assistentes pro tempore, para que não seja violado o segredo do que acontece na Capela Sistina, recebendo dos cardeais eleitores os escritos relativos aos êxitos de cada escrutínio, dentre outras funções. (MJ)
PEQUENA BIOGRAFIA DO CARDEAL JEAN-LOUIS...

Jean-Louis Tauran, nascido 05 de abril de 1943 em Bordeaux, é um cardeal francês da Cúria Romana; Ele é presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso desde 2007. O Papa nomeia François 20 de dezembro de 2014 Camerlengo da Santa Igreja Romana.

Biografia

Treinamento

Licenciatura em Filosofia e Teologia, doutor em direito canônico, tornou-se sacerdote em Bordeaux em 1969, com a idade de 26 anos.

Padre

Após a ordenação, foi vigário em uma paróquia Bordeaux antes de ser chamado em 1975 no serviço diplomático da Santa Sé. Serviu nas núncios apostólicos da República Dominicana e do Líbano, antes de representar a Santa Sé junto à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.
Em 1988, foi nomeado vice-secretário do Conselho para os Assuntos Públicos da Igreja.

Bispo

Um poliglota, ele foi nomeado secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados da Secretaria de Estado e Arcebispo titular de Thélepte em 1991. Ele foi consagrado bispo pelo Papa João Paulo II em 6 de janeiro de 1991. Ele, então, tornou-se o bispo mais jovem da chefe da diplomacia do Vaticano na era moderna da Igreja Católica.

Cardeal

Criado cardeal por João Paulo II no consistório de 21 de outubro de 2003 com o título de cardeal-diácono de S. Apolinário alle Terme Neroniane-Alessandrine, foi nomeado cardeal arquivista e bibliotecário.
01 de setembro de 2007, tornou-se presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.
Ele também é um membro da Segunda Seção da Secretaria de Estado, a Congregação para a Doutrina da Fé, a Congregação para as Igrejas Orientais, da Congregação para os Bispos, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Christian e Signatura Apostólica.
21 de fevereiro de 2011, durante um consistório, Bento XVI confirmou a sua nomeação como cardeal Protodiácono substituindo o cardeal Agostino Cacciavillan. Como tal, é a ele o ônus de dizer ao mundo o nome do novo papa nomeado pelo conclave de 2013.
Em 13 de março de 2013, após o conclave para a eleição de um sucessor para o Papa Bento XVI renunciou, ele pronunciou a frase em latim famoso Temos Papa, anunciando ao mundo a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio, sob o nome de Francisco.
Janeiro 17, 2014, o Papa Francis confirmado por cinco anos como membro da comissão de cardeais de monitoramento do Instituto para as Obras de Religião.
29 de março de 2014, o Papa Francisco, confirmada como prefeito do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e nomeia os membros do dicastério.
Em 12 de junho de 2014, ele foi elevado à ordem dos padres cardeais e deixando de Protodiácono de cardeal.
20 de dezembro de 2014, ele foi nomeado Camerlengo da Santa Igreja Romana pelo Papa Francis.

Saúde

Cardeal Jean-Louis Tauran é atingido pela doença de Parkinson.

Distinções

  • Ordem de Isabel, a Católica
    • Grã-Cruz em 1997
  • Ordem do Mérito da República da Áustria
    • Großes Goldenes Ehrenzeichen sou Bande 1999
  • Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha
    • Grande Oficial Cruz em 2004
  • Ordem do Mérito da República Italiana
    • Grande Oficial 19 de novembro de 1988
    • Cavaleiro da Grande Cruz 27 nov 1992
  • Ordem do Mérito
    • Commander com a Star em 1999
  • Ordem de Gediminas
    • Grã-Cruz 28 de fevereiro de 2003
  • Ordem Xirka gieh ir-Repubblika
    • Membro Honorário 04 de fevereiro de 1995
  • Ordem do Mérito da República da Polónia
    • Atravesse 01 de abril de 2010
  • Ordem do Mérito
    • Cavaleiro da Grande Cruz 21 de dezembro de 1990
  • Ordem do Santo Sepulcro
    • Cavaleiro da Grande Cruz
  • Ordem do White Cross Duplo
    • Classe II 28 de outubro de 2002
  • Soberana Ordem Militar de Malta
    • Grã-Cruz Conventual Capelães ad honorem 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário