quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SER MESTRE DE CERIMÔNIA... 
PRONTO PARA (QUASE) TUDO!



A prontidão de um Mestre de Cerimônias e a confiança de seu Bispo
Era a posse do pároco da cidade. O Bispo chegara poucos minutos antes de começar a Missa. E vocês sabem como é: paróquia ansiosa, textos especiais do Pontifical Romano, Missa mais demorada e algumas pequenas procissões dentro da igreja. Em nome do respeito e da prudência, o Mestre de Cerimônias daquela Missa, um paroquiano leigo, saudou o Bispo na sacristia e apresentou-se como o seu Mestre de Cerimônias para a ocasião: "Vossa Excelência quer me dizer alguma coisa?". Dissera isso para ouvir do Bispo diocesano alguma determinação ou algum detalhe a seu gosto para os ritos serem conduzidos. Mas eis a confiança do prelado, dada também a hora avançada para conversar sobre tão importante episódio: "Não, na hora você me diz o que fazer". Ok, então. Todos se prepararam. O Bispo se impôs a mitra, tomou o báculo e a procissão seguiu para a porta principal da igreja.
Logo no começo da Missa, após a saudação inicial, enquanto o povo respondia "Bendito seja Deus...", o Bispo fez um sinal para o Mestre de Cerimônias e lhe disse: "O que eu faço agora?". Perguntara isso certamente confiando na atenção do Mestre para os ritos, a fim de que ele não deixasse nada passar errado, embora o prelado já tivesse alguns anos de episcopado. "Agora o Sr. senta-se e será lida a provisão de nomeação do Pároco", respondeu-lhe. E seguiram-se a leitura do documento, a profissão de fé, o juramento de fidelidade e, afinal, a Missa com alguns ritos específicos da posse de Pároco.
Tanto naquela noite quanto ainda hoje, o mesmo paroquiano não se esqueceu daquela confiança que o Bispo teve nele. Não teria sucedido tudo bem se não houvesse estado bem preparado. Do contrário, o Bispo não poderia ter dito como São Paulo Apóstolo: "Eu sei em quem pus minha confiança" (2Tm 1, 12) :v
*Imagem meramente ilustrativa, de um Mestre de Cerimônias exercendo sua função ao lado de um Papa.
Créditos de imagem reservados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário