domingo, 15 de fevereiro de 2015

DOM DEMÉTRIO CELEBRA JUBILEU DE 

OURO SACERDOTAL



Dom Luiz Demétrio Valentini, Bispo de Jales, SP, desde 15 agosto de 1982, natural de São Valentim, da Diocese de Erexim, comemorou 50 anos de ordenação sacerdotal neste dia 6 de fevereiro. As comemorações desta data começaram com celebrações onde nasceu e onde trabalhou como padre, no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira, dia 30/01, às 19h30, celebrou missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora Medianeira, da Paróquia da Barra do Rio Azul, onde foi administrador paroquial de janeiro de 1978 a maio de 1982. No sábado, dia 31, às 18h, celebrou missa na Igreja São Tiago, em Aratiba, onde também foi pároco de janeiro de 1978 a maio de 1982. No domingo, dia 01/02, às 08h, celebrou no Santuário de Fátima, onde foi professor e reitor do Seminário de 1965 a 1977. No mesmo dia, às 10h30, celebrou missa na Igreja São Valentim, de São Valentim, de onde é natural e onde foi ordenado padre.
Na Diocese de Jales a data foi comemorada no último dia 6 de fevereiro, começando com a Reunião dos bispos da Província, marcada para as 10 h. Em seguida, foi serviço um almoço na Escola Vocacional com a presença dos bispos e coordenadores diocesanos das dioceses da Província, os padres, irmãs e seminaristas da diocese e os funcionários da Cúria Diocesana. A noite, foi celebrada uma missa de ação de graças na Catedral Diocesana, com a participação do clero da Diocese e um casal de cada comunidade paroquial. Após a missa foi servido um coquetel para os presentes no Centro Pastoral da Catedral.
Participaram da Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto os bispos:
Dom Paulo Roberto Beloto (diocese de Franca)
Dom Antônio Fernando Brochin (diocese de Jaboticabal)
Dom David Dias Pimentel (diocese de São João da Boa Vista)
Dom Tomé Ferreira da Silva (diocese de São José do Rio Preto)
Dom Milton Kenan Júnior (diocese de Barretos)
Dom Otacílio Luziano da Silva (diocese de Catanduva)
Dom Luiz Demétrio Valentini (diocese de Jales)
Dom Moacir Silva (Arquidiocese de Ribeirão Preto)
bispos_provincia
Biografia
Dom Luiz Demétrio Valentini nasceu no dia 31 de janeiro de 1940, em São Valentim-RS. Seus pais, já falecidos, são Antônio Valentini e Tereza Bertoldi.
Fez o primeiro grau nos Seminários de Frederico Westphalen, Tapera e Erechim, RS; o segundo grau no Seminário Menor, em Erechim, de 1956 a 1958. Cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão, RS, de 1957 a 1960 e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 1960 a 1964. Mais tarde, fez a faculdade de Letras em Palmas, PR.
Foi ordenado padre no dia 06 de fevereiro de 1965, em São Valentim, por Dom Cláudio Colling, então Bispo de Passo Fundo.
Foi ordenado Bispo no dia 31 de julho de 1982, na Catedral São José, Erechim, também por Dom Cláudio Colling, mas agora Arcebispo de Porto Alegre.
Como padre, exerceu as seguintes funções: Professor no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima de Erechim (1965-1969); Reitor do mesmo Seminário de Erechim (1968-1972); Professor na Universidade de Passo Fundo e no Centro Universitário de Erechim-RS; Promotor Vocacional da Diocese de Erexim (1973-1977); Coordenador do Setor Vocações e Ministérios e Professor na Escola de Servidores de Comunidade da Diocese de Erexim (1972-1978); Pároco de Aratiba e Administrador Paroquial da Barra do Rio Azul (1978-1982).
Suas atividades como Bispo são: Responsável pela Pastoral Rural no Regional Sul 1; Membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB e, como tal, responsável pelo Setor de Pastoral Social, Presidente da Cáritas Brasileira, acompanhante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – por dois mandatos (1991-1998); Delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro da Comissão Pós-Sinodal do Sínodo da América; Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz-CNBB e novamente Presidente da Cáritas (2007-2011), totalizando 16 anos na presidências da Cáritas Brasileira.
Como Bispo de Jales, entre diversos trabalhos pastorais, está sempre disposto a colaborar com a vida da cidade de Jales e dos 46 municípios que compõem a Diocese, colocando-se a disposição e participando das lutas e conquistando muitas melhorias para Jales e região.
Também valoriza muito a comunicação através dos meios disponíveis, principalmente através das rádios, onde participa e apresenta diversos programas, entre eles “A hora da Ave-Maria”, que vai ao ar de segunda a sábado, às 18 hs pelas rádios de toda a região e que, em todos esses anos não deixou de apresentar um único dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário