domingo, 10 de maio de 2015

AMAI-VOS UNS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI....


O discípulo de Jesus jamais desiste do amor. Amor que não desiste, que perdoa, se renova, se entrega e não faz distinção de pessoas!
“O que vos mando é que vos amei uns aos outros” (João 15, 17).
Nós hoje somos chamados a retomar a nossa relação amorosa com Deus, porque, muitas vezes, vivemos com Ele uma relação apenas de escravidão, de servidão e nos esquecemos de que, acima de tudo, somos chamados a ser Seus amigos e a participar da intimidade e da vida d’Ele. Porque, na escravidão, sabemos que há opressão, há oprimidos, mas na amizade não! Na amizade há liberdade de falar, de dizer o que pensa e de se expressar.
O escravo, muitas vezes, se rebela; o amigo não; o amigo se põe junto. Por isso o Senhor hoje nos chama, mais do que nunca, a sermos Seus amigos e a vivermos com Ele uma relação de intimidade e de proximidade. Porque o servo apenas serve, mas o amigo cuida e também é cuidado; nós cuidamos das coisas do Senhor e somos cuidados também por Ele!
O elo de relação que existe entre os amigos é o amor: o amor oblativo, que se doa, que se entrega, amor que se renova a cada dia, amor que é concreto e tem gestos e atitudes.
Os amigos de Jesus não levam uma carteirinha, não levam uma placa dizendo: “Eu sou amigo de Jesus!”. Reconhece-se quem são os amigos do Senhor aqueles que vivem o Seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros!”. O amor que não é tão simples; amor que muito é exigente.
Muitas vezes, gostamos de amar quem nos faz bem; amamos aqueles que são bem próximos de nós desde que não nos decepcionem. No entanto, este não é o amor evangélico, este não é o amor do amigo de Deus. Ele [o amor do amigo de Jesus] é mais sublime e mais supremo. O amor amoroso, vivido na intimidade da relação com o Mestre, é o amor que suporta, perdoa, recomeça, não faz distinção de pessoas. É o amor-caridade, que se renova mesmo que se debata e se machuque.
É verdade que temos diferentes formas de amar, há pessoas muito queridas e há aquelas que nem conhecemos bem, mas que são como nossas irmãs. Assim como também há pessoas que não nos querem bem. E também existe um amor que é para todos: o amor universal, o amor que vem do coração de Deus. Este amor nós não podemos negar a ninguém!
Por isso o discípulo de Jesus jamais desiste do amor! O amor é sempre a medida da nossa relação com Jesus, o amor que não desiste, o amor que se renova e se entrega.
Que, no dia de hoje, Jesus amoroso convença o nosso coração a não desistir do amor e a, cada dia mais, estarmos dispostos a amar uns aos outros!
PARTES DA HOMILIA DESTE DOMINGO PRESIDIDA PELO PE. GERALDO NA COM. SANTO EXPEDITO.
"Deus quer que nós amemos uns aos outros assim como próprio Ele nos amou... Ele nos criou como filhos e nos deu o Mundo inteiro... Nós não somos como a garrafa da coca-cola que são iguais e não diferem entre si.... Por isso Deus nos quer que nos amemos sem distinção nenhuma!!!


Hoje o Evangelho nos fala do amor ao próximo... e Deus nos pergunta: será que nós hoje estamos realmente amando nosso próximo, nosso irmão???




Nenhum comentário:

Postar um comentário